quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CONHECENDO ANIMAIS VERTEBRADOS SILVESTRES E EXÓTICOS

"Conhecer para preservar”... Essa frase simples traduz o sentimento de curiosidade que os seres humanos têm em relação aos animais e, em muitos casos, esse sentimento vai se transformando em cumplicidade à medida que conhecemos mais esses seres vivos. Esse conhecimento nos leva a compreender que assim como nós precisamos de condições adequadas para sobreviver, os demais animais também precisam. A escola é um dos espaços fundamentais para que esse conhecimento se traduza em reflexão e leve a ações que busquem a preservação de todas as espécies de seres vivos. Essa é a proposta da Professora Gládis para as Turmas 63 e 64 (6ª Série).

Este projeto tem como OBJETIVOS:
Conhecer aspectos biológicos, ecológicos e evolutivos da vida de animais pertencentes às classes dos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, ou seja, dos vertebrados;
Refletir sobre a importância desses animais para o equilíbrio da vida no nosso planeta; Desenvolver trabalhos escolares através de projetos cooperativos de aprendizagem na sala informatizada otimizando novas tecnologias como software OpenOffice Impress.

CONCEITOS E CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Classificação dos animais nas diferentes categorias de acordo com o sistema de nomenclatura de Linneu (século XVIII);

- Características Biológicas: anatomia - aspectos externos do corpo dos animais - como tamanho, peso, cobertura e coloração, membros anteriores e posteriores, outros...

- Características Fisiológicas: funções – aspectos internos do corpo dos animais – como tipo de respiração (pulmonar, branquial, cutânea ou ambas), com sentidos mais desenvolvidos (visão, audição, olfato, paladar, tato), como temperatura corporal (homeotérmico ou pecilotérmico);

- Características Reprodutivas: como tipo de reprodução (sexuada ou assexuada), fecundação (interna ou externa), se é vivíparo ou ovíparo;

- Características Ecológicas: habitat, nicho ecológico, hábito alimentar, distribuição geográfica (silvestre ou exótico), se está em risco de extinção e por quê;


- Características Evolutivas: como e em que época esses animais surgiram (quem eram seus antepassados);

- Curiosidades sobre os animais pesquisados.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- O trabalho de pesquisa dar-se-á pelo levantamento de aspectos da vida dos animais vertebrados: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes e pela elaboração de apresentação no software OpenOffice Impress de acordo com roteiro previamente conhecido.

- Cada equipe ficará responsável por três animais da classe que lhe coube por ocasião do sorteio. Destes três animais, um deverá pertencer a fauna brasileira e estar em risco de extinção;

a) O trabalho deverá ser apresentado em cerca de 12 slides obedecendo à ordem dos conceitos e conteúdos descritos no item 2. O 1° slide deverá apresentar o nome da classe animal e dos 3 representantes escolhidos pela equipe, bem como, o cabeçalho completo (canto superior esquerdo).

b) O 2° slide deverá trazer apenas uma classificação dos 3 animais com todas as categorias que forem comuns aos mesmos. As categorias em que os animais escolhidos se diferenciarem deverão ser colocadas também, bem como uma imagem e o nome científico e comum de cada animal.


c) Os demais slides deverão trazer todos os dados solicitados nos itens 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g para cada 1 dos 3 animais escolhidos pela equipe. É bem provável que cada animal utilize 2 a 3 slides para colocar todas as informações;

d) O último slide terá as referências bibliográficas consultadas: os sites e os livros e revistas.

e) O trabalho de pesquisa deverá ser socializado para a turma.


Veja abaixo um dos trabalhos:


Nenhum comentário: