Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ARTE DO BRASIL COLÔNIA ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX

A pesquisa proposta pela Professora Rosange (Artes) sobre "Arte do Brasil Colônia até o início do século XX", para as Turmas 71 e 72 (7ª Série) visou auxiliar a percepção dos alunos a respeito da importância da Arte na expressão de idéias e fatos. Salientando que não é o artista que é eterno, e sim sua obra, e através dela a história de sua época e de seu país é contada.

Esta pesquisa teve como objetivos:
  • Conhecer as obras de alguns pintores que retrataram a paisagem antiga do Brasil e fatos históricos por meio de cenas do cotidiano, retratos e naturezas-mortas.
  • Conhecer, um pouco, de como era a vida no Brasil Colônia e até o inicio do século XX; nos auxiliando a descobertas a respeito do nosso passado, na compreensão da história do Brasil, pois com a análise das obras podemos extrair um conteúdo importante e interessante.
As atividades iniciaram em sala de aula, onde foi comentada a chegada dos artistas estrangeiros ao Brasil Colônia, acompanhado por um texto entregue aos alunos. Estes se organizaram em duplas onde cada uma delas ficou responsável pela pesquisa de um artista e outras duas duplas ficaram responsáveis em pesquisar sobre: A Missão Artística Francesa e a Companhia das Índias Ocidentais.

Os artistas pesquisados foram: Frans Post, Albert Eckhout, Aleijadinho, Mestre Ataide, Thomas Ender, Antoine Taunay, Debret, Rugendas, Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Lasar Segall.

A pesquisa foi orientada de modo que os alunos buscassem informações a respeito da vida do artista e procurassem o maior número de obras possíveis onde o mesmo retrata o nosso país, dando assim grande ênfase para as obras.

Também foram trabalhados os temas da obra de arte, a arte com função de retratar a realidade e a presença do negro na formação da nossa sociedade.

Concluímos o trabalho com a socialização das pesquisas para a turma.

Veja abaixo um dos trabalhos realizados:


Um comentário:

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

o trabalho ficou excelente,é um dos melhores trabalhos do blog, obvio foi realizado pelas meninas mais educadas da escola, não vou dizer quem postou esse comentário pois foi uma das meninas..
by: Barbara Mendes
12/11/09