quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CANTIGAS DE RODA

A cultura do povo deve ser valorizada e transferida para as gerações novas para que não se perca no tempo. Utilizando as cantigas de roda a professora da Turma 23 (2° ano), Lucinéa, junto com a professora de Educação Física Mariana incentivaram a musicalidade e através dela deram continuidade ao processo de alfabetização. Trabalharam o folclore regional e a ortografia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Pesquisa de cantigas de roda com familiares.
Redigir (de memória) cantigas de roda previamente trabalhadas na sala de aula e na Educação Física. As cantigas trabalhadas foram: Ciranda; Terezinha de Jesus; A canoa; Atirei o pau no gato; O galo e a galinha.
Ilustração das catingas de roda no Tux Paint.
Socialização dos trabalhos.
Avaliação dos trabalhos no blog da sala informatizada.

OBJETIVOS:
  • Valorizar a cultura do município;
  • Resgatar as cantigas de roda;
  • Redigir cantigas de roda e ilustrá-las;
  • Aplicar regras de ortografia na escrita desse gênero textual;
  • Reconhecer o gênero textual e compará-lo aos outros.

Veja alguns dos trabalhos feitos por alunos da Turma 23:

13 comentários:

Gabriel Oda disse...

Gostei de escrever e desenhar as cantigas de rodas.
Comecei na sala de aula esse projeto, cantando e escrevendo as cantigas de roda. Foi fácil desenhar no programa Tux paint, mas foi difícil trabalhar sozinho, porque não pude contar com a ajuda de nenhum colega.

David e Emanuela disse...

Nós achamos muito bom o trabalho na sala informatizada, porque fala sobre cantigas de roda. Fizemos cinco desenhos sobre elas,foi fácil usar o programa Tux paint.
Esse trabalho começou na sala de aula, copiamos, cantamos e memorizamos.
Na Educação Física a gente trabalhou uma das cantigas: "O galo e a galinha".

Lucas e Bruna disse...

O trabalho começou na sala de aula quando começamos a ler e cantar as cantigas, depois na educação física cantamos e dançamos a cantiga do galo e da galinha. Depois fomos na sala informatizada escrever de memória as cantigas, achamos difícil fazer os desenhos, também achamos difícil lembrar algumas cantigas de roda. Aprendemos muitas coisas legais como conhecer o tux paint.
Eu, Bruna, não gostei muito de trabalhar com a minha dupla por que ele ficava dizendo não mexa aqui não mexa ali.

Filipe e Lyandra disse...

Nós começamos o trabalho na sala de aula
para gravar as cantigas de roda na cabeça.
Na aula de Educação Física a professora Mariana cantou algumas cantigas de roda.
Eu Lyandra adorei fazer as cantigas de roda, não foi tão fácil fazer os desenhos porque o Filipe não me ajudou a fazer, mas eu achei legal realizar esse trabalho.
Eu, Filipe, não gostei de trabalhar junto com Lyandra, porque ela não deixava eu escrever, mas eu gostei das cantigas de roda e de desenhar e escrever.

Ana Paula e João disse...

Começamos com a professora arrumando as duplas e trios, depois cantamos, memorizamos e escrevemos as cantigas. Também dançamos a musica do galo e da galinha na educação física.
Achamos difícil desenhar no tux paint, mas gostamos de escrever na sala informatizada, de dividir a digitação e os desenhos das cantigas de roda.

Luca e Nathiele disse...

Nós, Luca e Nathiele começamos esse trabalho na sala de aula, lá cantamos e escrevemos as cantigas de roda. Depois a gente veio para a sala informatizada e digitamos as cantigas de roda no computador e desenhamos.

Enio e Priscila disse...

O trabalho começou na sala de aula nós escrevemos as cantigas de roda no caderno.
Nós adoramos trabalhar em equipe. Nós gostamos de escrever e também de desenhar.
Foi bem legal, porque um ajudava o outro.

Julian e Gabriel Trindade disse...

Eu,Julian ,Gabriel Trindade e Ana Beatriz começamos a digitar e desenhar, mas a Ana foi embora da escola e ficou sem graça.
Eu e o Gabriel Trindade desenhamos, foi difícil, mas conseguimos.
Foi muito legal escrever e desenhar.

Erica e Leandro disse...

No começo do trabalho ensaiamos as cantigas de roda na sala de aula e na Educação Física. Nossa Professora fez os grupos e fomos para a sala informatizada escrever de memoria as cantigas.

Eu,Leandro Silva de Lima Junior
gostei de escrever e achei difícil desenhar e trabalhar em dupla.

Eu Erica Cristina Deotti de Sousa achei minha dupla muito chata e o trabalho legal.
Achei muito legal os desenhos.Achei um pouco difícil o trabalho em dupla. Gostei de escrever as cantigas de memória.

Evelyn disse...

Achei meio dificil desenhar no computador, gostei de aprender coisas na sala informatizada e escrever as cantigas de roda. Só não gostei que a minha dupla não deixava eu desenhar e nem escrever, mas me ajudava a lembrar a letra das cantigas.

Alison e Stefany disse...

Nós começamos na sala de aula gravando as musicas na cabeça. Depois fomos para a sala informatizada, onde escrevemos as cantigas de roda e as desenhamos no programa Tux paint e foi legal.

Lucinéa (profª) disse...

Este projeto com cantigas de roda teve como principal objetivo o resgate da cultura dos familiares, oriundos de várias partes do estado de Santa Catarina. Iniciamos o projeto com a colaboração destes familiares, que acredito também se preocupam em transmitir valores e a cultura de seus antepassados. O trabalho na sala informatizada é muito importante para o aluno ter a oportunidade de entrar em contato com meios que lhes auxiliem no processo de ensino aprendizagem. Os alunos usaram dois programas: editor de texto e tux paint. Foi um trabalho importante para o exercício da memória e para treino ortográfico.Acredito que meus alunos ficaram muito contentes com este projeto e aproveitaram bastante os nossos momentos de aprendizado.

marina disse...

Mae do David:

Muito bacana esta iniciativa Gostei de ver as crianças interagindo com a tecnologia e ao mesmo tempo resgatando valores culturais.Ah claro dos comentarios tambem.
Parabens Professora,e aos alunos

bjs

Eliane