Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RIMANDO E CANTANDO

Percebendo a forte identificação da Turma 42 (4ª Série) pela dança e por músicas populares, a Professora Patrícia oportunizou o resgate da cantiga tradicional, e o conhecimento de alguns gêneros musicais.

OBJETIVOS:

  • Relembrar a cantiga: A barata diz que tem...
  • Produzir diferentes rimas para a cantiga.
  • Conhecer alguns gêneros musicais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Apreciação de músicas através das apresentações de talentos;
Produção textual de diferentes rimas;
Ilustração das rimas;
Leitura de textos informativos sobre as baratas;
Gravação (no Audacity) do decalque da cantiga “A barata diz que tem...”.

Veja baixo algumas produções escritas, para ouvir as gravações clique aqui


Durante as gravações das cantigas, tivemos a participação especial do professor Ronei Manoel Gonçalves do projeto Boi-de-mamão.


13 comentários:

Milton e Evelin disse...

Começamos lendo um texto informativo sobre a barata, depois inventamos nossa própria rima com a letra original da musica da barata.
Fizemos um desenho para cada estrofe da musica, cantamos com o acompanhamento do violão, foi um pouco difícil de cantarmos juntos, mas chegamos a um acordo de que cada um cantaria uma estrofe e assim ficou bem melhor e conseguimos gravar. Adoramos a gravação e o acompanhamento do violão com a ajuda do professor Ronei.

Beatriz Inácio e Isac de Oliveira disse...

Nós gostamos muito do trabalho da barata, principalmente da parte em que gravamos a música.
Gostamos também da parte que tínhamos que desenhar e produzir rimas que fizessem uma música e tivessem sentido.
Nós aprendemos que é bem legal fazer uma música e gravar ela.
Então no próximo trabalho vamos caprichar bem para fazer o melhor.

João Victor, Luana Dzaia disse...

Tudo começou assim nós lemos um texto da barata e começamos a fazer as rimas diferentes das originais, a professora teve uma idéia de gravar a musica, fizemos um desenho para cada estrofe.
Foi difícil fazer as rimas e a gravação, mostramos para a turma o nosso trabalho.

Nathalia e Carolina Alexandre disse...

Nós gostamos muito desse trabalho que começou através de um texto informativo que lemos sobre as baratas. Depois escrevemos a letra original no caderno, fizemos a letra inventada por nós em uma folha, e fizemos uma apresentação de talentos no auditório.
No dia em que fomos fazer a gravação da música na sala informatizada, foi muito legal, erramos algumas vezes mais errar é humano,conseguimos fazer a música com sentido, não foi muito fácil e nem muito difícil foi mais ou menos.
Depois fizemos dois desenho o 1º foi no segundo dia de música e o 2º foi um tempinho depois (alguns dias depois)
Quando gravamos com o violão nós combinamos de cantar juntas somente no ha, ha, ha, hó, hó, hó.

Andrieli e Bruno disse...

Nós gostamos do trabalho da barata, nos divertimos, foi legal trabalhar em dupla.
Gostamos da ajuda da Elis, da professora Patricia e da ajuda do professor Ronei. Nós gostamos porque fizemos um desenho legal.
Fizemos rimas legais, ouvimos as musicas da barata e a dos colegas também gostamos de fazer a gravação.
Foi tudo legal.ph

Carolina S. de Avila e Nicolas M. Madale disse...

Nós gostamos muito da parte em que estudamos a barata, pois ajudou muito na hora de criarmos as rimas da barata, depois disso, fomos ao auditório, ouvimos a melodia da barata e cantamos as nossas próprias rimas que produzimos em sala de aula.
Depois de passar a limpo em uma folha, e fazer uma ilustração, viemos na sala informatizada, os desenhos foram scanneados e colocados nos textos. Gravamos a melodia criada por nós mesmos.
Depois das gravações ouvimos as nossas próprias melodias e as dos nossos colegas.

Suyanne e Allana disse...

Nós gostamos muito da musica e de fazer as nossas próprias rimas.
Nós achamos muito facil fazer essa atividade.
A minha dupla não brigou nem discutiu.
Nós gostamos muito de rimar palavrinhas da baratinha...
A gente aprendeu muitas coisas da barata, como a barata ouvi mais do que a gente.
A nossa dupla aprendeu que deve sempre lavar a louça por causa da barata, mas não só da barata mas por causa da saúde também.
Gostei muito de participar dessas atividades mesmo que seja dificil, eu gosto.
Nós aprendemos tão rápido por causa que a professora nos ensina muito bem.
BEIJOS DAS BARATINHAS....
Suyanne Grace Francisco.
Allana Pivato.

Carolina S. de Avila e Nicolas M. Madale disse...

Nós gostamos muito da parte em que estudamos a barata, pois ajudou muito na hora de criarmos as rimas da barata, depois disso, fomos ao auditório, ouvimos a melodia da barata e cantamos as nossas próprias rimas que produzimos em sala de aula.
Depois de passar a limpo em uma folha, e fazer uma ilustração, viemos na sala informatizada, os desenhos foram scanneados e colocados nos textos. Gravamos a melodia criada por nós mesmos.
Depois das gravações ouvimos as nossas próprias melodias e as dos nossos colegas.

Patricia e Gabriele disse...

Nós gostamos de tudo um pouco. Gostamos de fazer a canção da barata, de escreve-la, de desenhar conforme a canção das estrofes.
Primeiro começamos a estudar e conversar sobre as baratas depois começamos a escrever a canção original da musica a barata diz que tem. E depois fomos para o auditório para cantar a rima que nós tivemos que inventar pra fazer a nossa própria música.
Depois viemos fazer a digitação das rimas que nós fizemos, na sala informatizada. E logo fizemos os desenhos das estrofes, e viemos inserir os desenhos das estrofes.
E por ultimo viemos na sala informatizada fazer a gravação da musica que nós inventamos.

Amanda e Letícia disse...

Tudo começou com o trabalho de português, lemos um texto informativo sobre a barata, Aprendemos que ela é um tanque de guerra porque é difícil de se matar.
Depois de ouvirmos a cantiga " A barata diz que tem" nossa professora teve a idéia de fazermos uma canção mudando as rimas da música original. Produzimos rimas diferentes que fizessem sentido. Depois de tudo pronto a professora sugeriu uma apresentação de talentos no auditório onde cada dupla apresentou a sua música da barata.
ILustramos o desenho das rimas produzidas e então começamos a gravação das musicas com o professor do boi-de-mamão Ronei e a professora Elis .

Carlos e Matheus disse...

ESte trabalho começou com o texto informativo sobre as baratas elas eram chamadas de tanque de guerra porque a barata tinha a casca dura. Professora mostrou uma musica sobre a barata que o nome era a barata diz que tem e pediu para nos fazermos nossa própria canção. Quando terminamos apresentamos no auditório.Na sala de informatizada digitamos as rimas e depois fizemos a gravação da musica. Ao acabar o trabalho apresentamos a musica no video para todo o grupo. O trabalho foi dificil

Vitor e Aristóteles disse...

Quando nos começamos a fazer o trabalho
primeiro nos tivemos que ler um texto da
barata depois de ler o texto.
A professora pediu para nos elaborar
uma rima que agente faça como uma musica
colocar no computador para ficar a musica
no computador.
dai agente veio na sala informatizada
para nos ver o trabalho dos colegas.
E nos gravamos a musica da barata.

Rawam e Cassiano disse...

Nós gostamos de conhecer sobre as baratas num texto informativo,de produzir as rimas e de cantar a musica da barata. Tivemos que gravar a música várias vezes para poder rimar,o Ronei estava no violão tocando no ritmo da nossa música. Fizemos 4 rimas e cada um de nós cantou as duas que produzimos. . o Ronei e a Elis nos ajudaram muito na cantoria ela nos disse para cada um cantar sua rima porque não estávamos conseguindo cantar bem, por isso cada um cantou a sua rima. Enfim nos divertimos muito.
Gostamos deste trabalho nos ensinou bastante sobre as baratas e cantarmos.