quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NO TEMPO DOS SAMBAQUIS

O entendimento da História atual passa pelo conhecimento dos povos passados através de marcas deixadas na região. Dessa forma é possível interferir e/ou construir a história do futuro de um povo. Foi com este propósito que a Professora Patricia sugeriu o trabalho "No tempo dos Sambaquis" para a Turma 44 (4ª série).

O presente trabalho teve como objetivo conhecer os povos pré-históricos de Florianópolis através de marcas / registros deixados e resgatados na região.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Pré-história;
- Arqueologia;
- O que são Sambaquis?
- Zoólitos;
- Inscrições Rupestres;
- Adornos;
- Oficinas Líticas;
- Antropomorfo.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Leitura de textos, manuseio de figuras;
- Saída de estudo ao Museu: Homem do Sambaqui;



- Ilustrações, pintura com guache, modelagem com argila;


- Exploração do Cd rom: Ilha do Campeche – Riquezas Naturais e Arqueológicas;

- Sistematização das pesquisa em modelo de apresentação eletrônica (BrOffice Impress) usando como suporte as fotos feitas durante o passeio estudo ao Museu: Homem do Sambaqui. Cada grupo pesquisou sobre um assunto. Os assuntos foram: O que é um sambaqui?; Onde viviam os povos do sambaqui; Alimentação; Instrumentos de trabalho; Adornos; Utensílios; Zoólitos; Onde eram enterrados os mortos; Oficinas Líticas; Inscrições Rupestres; Escavações arqueológicas; A destruição dos sambaquis.

- Socialização dos trabalhos para a turma.

Confira agora uma das produções:









15 comentários:

Iara e Larissa disse...

Esse trabalho foi muito legal, pois aprendemos sobre os povos dos Sambaquis!
O trabalho se iniciou na sala de aula.Depois que aprendemos algumas coisas, tivemos uma saída de estudo no Museu Homem do Sambaqui, para observar e conhecer: armas para caça, pesca e para defesa, objetos de cerâmica, esqueletos, adornos, onde eles enterravam os seus mortos, zoólitos (animais feitos de pedras), inscrições rupestres...
Depois na sala informatizada fizemos uma pesquisa e passamos para alguns slides, e quando acabamos apresentamos para a nossa sala!!
Foi facíl trabalhar no programa de apresentação eletrônica, pois no ano passado também trabalhamos nele.
Nosso trabalho foi sobre a alimentação dos povos dos Sambaquis.
Os homens dos Sambaquis eram pescadores, caçadores e coletores.

Alan e Victor disse...

Tudo começou quando estudamos sobre o homem do sambaqui, até fizemos uma avaliação de história sobre isso.
Fomos numa saída de estudo no Museu do Homem do Sambaqui,lá aprendemos muito mais coisas sobre esse povo.
Depois continuamos o trabalho na sala informatizada em duplas. Começamos montar os slides, inserimos fotos tiradas no museu , escrevemos, escolhemos a cor do fundo, a cor das letras e apresentamos o trabalho. Nosso tema foi os instrumentos de trabalho dos povos do sambaqui.

Evellyn e Jade disse...

Esse trabalho foi muito legal e interessante por que aprendemos muito sobre os povos dos sambaquis que existiram a mais de 5 mil anos atrás.
Fomos ao Museu Homem do Sambaqui e vimos esqueletos,lanças,flechas e zoólitos e outras coisas.
O nosso tema foi sobre o lugar onde eram enterrados os mortos dos povos dos sambaquis.
Foi um pouco difícil mexer no slide por que nós nunca trabalhamos com este programa. Mas conseguimos realizar o nosso trabalho e foi muito legal, deu tudo certo no final do trabalho.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos foi bem legal ver o trabalhos dos outros e bem interessante porque aprendemos coisas diferentes.

Evellyn e Jade disse...

Esse trabalho foi muito legal e interessante por que aprendemos muito sobre os povos dos sambaquis que existiram a mais de 5 mil anos atrás.
Fomos ao Museu Homem do Sambaqui e vimos esqueletos,lanças,flechas e zoólitos e outras coisas.
O nosso tema foi sobre o lugar onde eram enterrados os mortos dos povos dos sambaquis.
Foi um pouco difícil mexer no slide por que nós nunca trabalhamos com este programa. Mas conseguimos realizar o nosso trabalho e foi muito legal, deu tudo certo no final do trabalho.Todos os alunos apresentaram seus trabalhos foi bem legal ver o trabalhos dos outros e bem interessante porque aprendemos coisas diferentes.

Alyson e Matheus disse...

Este trabalho começou em sala estudando a historia dos primeiros habitantes que moravam em Santa Catarina.
Aprendemos muito em sala e na saída de estudos no Museu do Homem do Sambaqui vimos esqueletos, lanças, animais empalhados, ossos de baleia, etc...
Aqui na sala informatizada montamos slides e apresentamos nosso trabalho sobre o que são os Sambaquis, foi muito legal o estudo, nós aprendemos e foi muito tranquilo de fazer.

Luiz e Ramon disse...

O trabalho começou na sala de aula através do estudo dos primeiros habitantes de Santa Catarina. Depois nós fomos no Museu do Homem do Sambaqui, tinha três esqueletos, armas de defesa, panelas de barro, zoólitos, colares de dentes de tubarão e etc...
Depois nós fomos para sala informatizada e começamos a pesquisar utensílios de cerâmica e montamos uma apresentação de slides, foi muito legal.
A nossa dupla foi muito legal não teve briga e nós se comportamos muito bem.

Debora e Suyane disse...

O nosso trabalho começou na sala de aula, e depois na saída de estudos no Museu do Homem do Sambaqui e agora está na sala informatizada.
O nosso tema foi sobre Zoólitos,foi mais ou menos fácil porque no começo nós não lembramos o que era zoólito. Mas no outro dia de trabalho observando as fotos que a professora tirou no museu lembramos o que era e aí foi fácil fazer e aprender mais o que era zoólitos, foi muito legal, além da minha dupla não ajudar muito.
Nós aprendemos também não só sobre o zoólito mas também sobre o Sambaqui, utensílios, sobre como foram destruídos os Sambaquis...
E também ficamos sabendo que na Ilha do Campeche tem algumas inscrições rupestres.
Eu e a minha dupla aprendemos que zoólitos são animais feitos de pedra.
Eu já sabia mexer no Linux porque no ano passado e no ano retrasado na 2ª e na 3ª série eu e minha turma já tínhamos mexido.
No Museu do Homem do Sambaqui eu e minha turma vimos vários esqueletos, ossos de baleia, animais empalhados, pontas de flechas....e zoólito é claro.
Nós adoramos fazer esse trabalho na sala informatizada.

Karoline e Nathan disse...

Esse trabalho começou na sala de aula quando estudamos os primeiros habitantes, os Povos do Sambaquis. Realizamos uma saída de estudo no Museu do Homem do Sambaqui para conhecermos mais sobre os vestígios encontrados pelo Padre João Alfredo Rorh.
Na sala informatizada realizamos um trabalho em trio do qual gostamos muito,. As vezes o nosso grupo era briguento, fazíamos votações para decidir as cores, e tamanho das letras , mas conseguimos nos entender e aprender muito sobre os Povos do Sambaquis. Gostamos de tudo que trabalhamos.
Na apresentação do nosso tema ficamos um pouco nervosos e com vergonha de fala as coisas do trabalho.
FOI MUITO LEGAL E DIVERTIDO...

Jéssica disse...

Nós começamos o trabalho na sala de aula, a professora explicou sobre os sambaquis e combinamos uma saída de estudos para o Museu do Homem do Sambaqui,lá vimos os esqueletos, vimos zoólitos, as ferramentas de caça e defesa, vimos até uma panela que outros grupos que vieram depois dos sambaquis utilizavam para enterrar os mortos.
Fizemos um trabalho em dupla na sala informatizada sobre os sambaquis cada um recebeu um assunto o meu era sobre adornos. Eu aprendi muito sobre adornos, adorno eram os enfeites que eles usavam que são colares e outras coisas. O trabalho foi muito legal, gostei de trabalhar com minha colega mas no final ela foi embora pra outra escola e eu tive que apresentar sozinha o trabalho.

Rhuana Braz e Maria Eduarda Cisz. disse...

Nosso trabalho começou na sala de aula e terminamos na sala informatizada.
Fomos ao Museu do Homem do Sambaqui para conhecermos mais sobre os primeiros habitantes.
Este trabalho foi muito legal e divertido, aprendemos a trabalhar em dupla.
Aproveitamos para aprender mais sobre os sambaquis que são amontoados de conchas e ossos dos primeiros povos.
Gostamos dos dias que fomos na sala informatizada.
Nosso trabalho explicava as inscrições rupestres. Montamos slids, inserimos imagens que pesquisamos na internet
Nós já sabíamos mexer neste programa,
aprendemos na 3ª serie.
Obedecemos as regras da sala informatizada.

Marize e Rafael disse...

Tudo começo, na sala de aula através de pesquisa nos livros de história. Depois, realizamos uma saída de estudo lá no Museu do Homem do Sambaqui. Aprendemos muito sobre os sambaquis, eles coletavam frutas nativas como: jabuticaba, goiaba; caçavam: tatu e pescavam tainhas, sardinhas etc...
Quando as pessoas eram mortas as outras colocavam em panelas de barro para a alma não fugir e tinham outras pessoas que enterravam os mortos debaixo dos sambaquis.
Depois nós vimos alguns ossos de baleias e depois vimos os animas empalhados.
Alguns dias depois nós fomos para a sala informatizada e começamos a fazer um trabalho sobre a destruição dos sambaquis. Aprendemos a mexer no computador e fizemos os slides. Quando nós acabamos o trabalho apresentamos para todos os colegas e para as professoras.

Diego e Arthur disse...

O trabalho começou na sala de aula quando estávamos estudando os povos pré históricos. Fomos no Museu do Homem do Sambaqui, vimos esqueletos, animais empalhados, instrumentos usados para pesca, caça e para enfeites que eram usados até para homenagear os mortos. Achei importante a saída de estudos ao Museu pois aprendemos mais coisas interessantes.
Por ultimo fizemos um trabalho na sala informatizada no programa de apresentação de slides sobre onde os povos dos sambaquis viviam.

Isabella, Yara e Júlia disse...

O início de nosso trabalho foi realizado através de pesquisas em sala de aula, fomos ao museu do homem do sambaqui conhecer de perto as lanças, os colares, enfeites, esqueletos e objetos que usavam para caçar e pescar e também se defender.
Nosso tema era sobre as Oficina Líticas,
foi legal porque assim nós aprendemos mais sobre quem vivia no nosso estado.
Fizemos o trabalho em slides inserindo fotos que a professora tirou do museu e pesquisas na internet.
Assim nós aprendemos bastante sobre os povos dos sambaquis.

Anônimo disse...

foi muito legau a jade disse que a evellyn no feiz nada e foi ela que nao faiz ela é idiota

Anônimo disse...

eu amei uem disse que eu nao fis foi ajade mais ja passou e o anonimo q vai se ferar eu sou a EVELLYN C.ROCHA