Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

Este trabalho da Professora Gládis (Ciências) para as Turmas 53 e 54, teve como objetivos conhecer as diferentes relações que acontecem na natureza entre seres vivos da mesma espécie e entre seres vivos de espécies diferentes e refletir sobre a importância dessas relações para o equilíbrio da vida no nosso planeta.

Os seres vivos relacionam-se ou interagem uns com os outros de diversas maneiras. Essas relações podem ser benéficas ou prejudiciais para os indivíduos que delas participam, dependendo dos fatores e relações existentes. Elas podem existir entre indivíduos da mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes. As finalidades das interações entre os seres vivos podem ser resumidas em três aspectos:
- obtenção de energia e materiais necessários para a sobrevivência;
- ajuda mútua ou defesa;
- reprodução.

As relações entre seres vivos podem trazer vantagens para ambas as espécies ou apenas para uma delas. Elas podem ser classificadas em relações harmônicas (não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas) e relações desarmônicas (há prejuízo para uma das espécies envolvidas). As relações harmônicas podem ser do tipo: sociedade, colônia, mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Já as relações desarmônicas podem ser do tipo: parasitismo, predatismo, competição e canibalismo.

Neste trabalho de pesquisa escolar cada equipe realizou estudo de um tipo de relação entre os seres vivos (harmônica ou desarmônica), como também estudo das etapas de como organizar um trabalho de pesquisa escolar.

Finalizamos com a socialização dos trabalhos para as turmas.

13 comentários:

Leandro e Eduarda Pinz disse...

Nós fizemos um trabalho sobre RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS. Nosso assunto foi sobre COMPETIÇÃO que é uma relação desarmônica porque dois animais brigam por alimento e um é prejudicado e o outro é beneficiado.
Nós aprendemos sobre outras relações como por exemplo: sociedade, predatismo, parasitismo e etc.
Minha colega faltou alguns dias mas não foi nada que não pudessemos consertar mas tudo correu bem.e

Julia e Camila disse...

Fizemos o trabalho sobre as relações entre os seres vivos, com o nosso trabalho aprendemos sobre o predatismo, relação ecológica do tipo desarmônica e também aprendemos que o predatismo é uma cadeia alimentar.
O trabalho foi feito na sala informatizada e na sala de aula com as professoras Gládis e Elis.
Procuramos informações e imagens em sites da internet e em livros da escola.

Isabelly e Eduarda disse...

O nosso trabalho foi muito interessante porque nós aprendemos muitas coisas sobre as relações harmônicas e desarmônicas mesmo sendo que o nosso trabalho era apenas de uma relação desarmônica do tipo canibalismo.Nós achamos interessante aprender sobre essa relação demoramos um pouco para finalizar o nosso trabalho mais mesmo assim gostamos da experiência de trabalhar em equipe.É claro que discordamos as vezes,e também brigamos para quem ia escrever ,mais no final tudo foi ótimo. Aprendemos também muito sobre o trabalho dos outros alunos.

Eduarda Nascimento e Isabelly Sales.

Erick e Altino disse...

Nos começamos esse trabalho pesquisando no livro,mais antes a professora escolheu nossa relação,nossa relação é harmônica do tipo colônia,nos também pesquisamos nos sites o texto da curiosidade e da imagem
e depois que nos terminamos o trabalho
nos apresentamos ele.Eu Erick e meu parceiro de trabalho a apresentamos.

Eric e Maria Eduarda disse...

Nós aprendemos vários tipos de relações entre os seres vivos, como predatismo, sociedade, protocooperação, inquilinismo, etc. Aprendamos muitas coisas legais, levamos muitas broncas também, pois nós brincamos muito, e também por meio deste comentário gostaria de disser que meu parceiro Eric Patrick, não ajudou em muita coisa, mas no que ele ajudou, ajudou bastante.
Nosso trabalho ,foi sobre a relação desarmônica Competição, por exempĺo, quando a hiena compete com o urubu pela carniça , ou quando as plantas de uma floresta competem pela melhor luz solar, ou quando o leão compete com o outro pra ver quem fica com a fêmea , assim a fêmea pode garantir filhotes saudáveis pois o pai será o macho mais forte! Bom esse é mais ou menos o resumo de tudo que fizemos, obrigada, e até mais!
Maria Eduarda e Eric Patrick T:54
Data: 12/11/09. Professoras: Elis e Gládis

Anônimo disse...

Nós aprendemos vários tipos de relações entre os seres vivos.
A nossa que foi comensalismo:
a rêmora se beneficia do tubarão sem prejudicá-lo,ou seja, a nossa relação é harmônica.
Foi muito legal o nosso trabalho porque depois que todos acabaram, ós apresentamos o nosso trabalho pro resto da turma. Quem nos ajudou e nos ensinou foram as professoras Gladis e a Elis.
Tem outros exemplos da nossa relação que não queremos falar mais a nossa relação é bem interessante.
Alunos : Camille e Pedro . T:54

Fabian e Vinicius disse...

Nosso trabalho foi legal foi sobre:AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS. Nossa relação é desarmônica do tipo parasitismo
nós terminamos mas erramos em alguns pontos como as curiosidades
nossa apresentação foi mais ou menos nós achamos que fomos bem.

Kiane e João Pedro disse...

Nosso trabalho foi sobre comensalismo e nós aprendemos muitas coisas como, por exemplo, sobre rêmora e o tubarão eu não sabia que ela se fixava no tubarão para comer os restos de comida no corpo do tubarão, mas isso não afeta ele.
No começo nós achavamos que era difícil o trabalho mais na verdade foi tudo legal e interessante, aprendemos muitas coisas.

Anônimo disse...

Esse trabalho foi feito por Gustavo e Kainam, foi muito legal fazer esse trabalho com o Kainam até porque ele é especial e eu aprendi sobre uma curiosidade da orquídea que ela desabrocha lilás clara e espero que o kainan tenha aprendido também.
Nosso trabalho foi sobre o Inquilinismo, uma relação harmônica onde uma orquídea se beneficia e a árvore não mas a árvore não é prejudicada, porque a orquídea só procura luz para fazer a Fotossíntese.

Débora e Felipe disse...

No inicio teve um pouco de confusão mas no fim tudo deu certo o trabalho ficou muito bom.
Aprendemos mais sobre os seres vivos e desse tipo de relação que é a sociedade, um tipo de relação harmônica. Nós aprendemos melhor sobre as abelhas e sobre as formigas.
As formigas trabalham em união elas colhem e comem seu alimento no inverno, as abelhas vivem em união se ajudam a colher seu alimento que é o mel.

RAMOM E GUILLERMO disse...

Nós aprendemos mais um pouco sobre os seres vivos e as relações entre eles.
Esse trabalho foi bem legal e a apresentação não foi muito boa, porque nós não botamos os sites onde pesquisamos. Também trocamos as relações: era pra falar sobre a relação sociedade mas acabamos falando sobre a relação sociedade e colônia.

kamilla carelly e alice disse...

O nosso trabalho foi sobre relações entre seres vivos e do tipo Harmônica:e de espécies diferentes.ex:anemona e o peixe-palhaço e o crocodilo e o passáro palito.e nós também aprendemos sobre como eles vivem como eles se alimentam e como eles se fixam no adiversário e ect...

Jackeline e Juliana disse...

Eu achei legal o nosso trabalho sobre as relações entre os seres vivos, mas também um pouco chato por que minha colega faltava muito, daí eu tinha que pensar sozinha. Mas eu aprendi muito sobre a relação harmônica mutualismo. Eu aprendi que tem alguns seres vivos que não sobrevivem sem outro ser vivo ex:cupim sem árvore, sapo sem lagoa, beija-flores sem flores, seres aquáticos sem água, plantas sem energia luminosa. Jackeline e Juliana T:54 Professoras:Gládis e Elis.