Powered By Blogger

domingo, 15 de junho de 2008

O USO DO CORREIO ELETRÔNICO NA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Este projeto foi realizado com as turmas 53 e 54 (5ª série) em parceria entre a Professora Gládis, Ciências, e a coordenadora da sala informatizada.
Pesquisar e divulgar aspectos do Conhecimento Científico – Invenções criadas nos últimos V séculos – através do uso das novas tecnologias foi um dos objetivos do projeto. As atividades realizadas foram:
Pesquisa em sites (previamente selecionados pela professora e coordenadora da SI) buscando dados a respeito de invenções conforme roteiro entregue pela professora:
Inventor;
Data da invenção;
Características do invento original;
Curiosidades.

Sistematização dos resultados da pesquisa no editor de texto Word Processor (produção de texto com as informações do roteiro).

Criação de correio eletrônico (e-mail) por cada dupla de alunos utilizando o yahoo.

Socialização dos resultados da pesquisa: enviar o texto produzido através do correio eletrônico - turma 53 envia seus resultados para a turma 54 e vice-versa.

Elaboração de uma linha do tempo: os resultados da pesquisa de cada dupla, foram socializados através da confecção de uma linha do tempo coletiva onde cada dupla apresentou para a sua turma, os resultados obtidos tanto da sua pesquisa como os recebidos por e-mail da outra turma.

Os inventos pesquisados foram: Automóvel; Avião; Balão de ar quente; Balão a gás; Bicicleta; Computador; Elevador; Fotografia; Helicóptero; Lâmpada; Laser; Máquina de escrever; Microscópio; Motocicleta; Motor a jato; Motor a vapor; Radar; Refrigerador; Telefone; Telégrafo; Televisão e Saxofone.

16 comentários:

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Fazer um trabalho em equipe é muito legal e interessante porque aprendemos um monte de informações e vimos nos trabalhos que a gente mandou e recebeu. Achamos interessante fazer um email e mandar um email para as pessoas, e socializar informações com a outra turma. Aprendemos que o invento bússola era feita com uma agulha que se movimentava para indicar o norte e o sul. Alan e Maurício da turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Os pontos positivos do nosso trabalho foram de aprender sobre o invento automóvel. Nosso grupo aprendeu a ajudar e compartilhar as funções do nosso trabalho. Nós não aprendemos nada sobre o e-mail que a gente já sabia. Augusto e Lucas da turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Foi bom o trabalho em dupla e as coisas que descobrimos sobre o balão a gás. Nós aprendemos que o balão a gás é muito interessante por que é um invento antigo. Porém, achamos poucos sites com informações sobre o balão a gás. Jady e Camila da turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Aprender mais sobre o invento saxofone, trabalhar em equipe, ajudar uns aos outros, fazer o contra-ponto, receber o trabalho da turma 54. Aprender um pouco mais a usar o computador com as professoras Elis e Gládis! Foi ótimo. Aprendemos não só sobre o nosso trabalho, mas também sobre o trabalho do Jerônimo e do Lucas da turma 54. O trabalho desses alunos tinha curiosidades atraentes e interessantes acompanhado de um trabalho excelente. Giovana e Kethelyn da turma 53

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

O trabalho foi muito legal porque aprendi sobre a bicicleta, mandamos recados eu e meu colega interessante porque eu não sabia como era a bicicleta antigamente mas agora eu sei, bacana porque fizemos várias coisas apresentando o trabalho. aprendi como a bicicleta era feita antigamente. Os pontos negativos desse trabalho foi porque tinha que escrever coisas, pesquisar bastante, colar a bandeira e tinha que responder algumas perguntas. Cristofer da turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Foi bom por que nós podemos pesquisar em dois sites, guia dos curiosos, discovery. Podemos saber mais sobre a lâmpada. Como eles faziam a lâmpada, o que eles usavam, como era. Os pontos negativos foi nós não botarmos muito sobre a lâmpada, não entendermos muita coisa sobre a lâmpada porque muitas coisas do que estava escrito lá nós não entendemos. Josué e Hallison, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Foi bom, porque nós aprendemos várias coisas como: curiosidades, como era o invento original, etc. Várias coisas mesmo! Foi muito legal porque também tivemos a oportunidade de fazer o trabalho em dupla e também a dupla funcionou perfeitamente!!! :). Nós aprendemos como se faz um email.
Com o trabalho que nós recebemos aprendemos curiosidades sobre o invento bicicleta e um pouco sobre o invento, etc...Sinceramente para nossa dupla não teve pontos negativos, mas para muitos alunos teve!
E para o aluno que nos mandou o trabalho teve vários pontos negativos como: tinha só uma fonte, o texto era minúsculo e não teve curiosidades !!! x). Michelle e Natália, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Foi positivo ter trabalhado em dupla, ter compartilhado com a outra sala, entrar em sites para pesquisar e , criar um email em dupla. Aprendemos a fazer email no yahoo, e que o invento motor a jato foi realizado no ano de 1937 pelo Frunk Whaitleen. Ray e Jhonata, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Os pontos positivos são: que nós botamos curiosidades, e bastante coisas no texto. O nosso texto ficou muito bem explicado por isso entendemos mais. E foi muito interessante nós trabalharmos em dupla, nós gostamos muito. Nós aprendemos muitas coisas, como: dividir as coisas com a dupla, nós aprendemos coisas que não sabíamos sobre a tv, aprendemos como eles faziam as tvs, aprendemos também que a imagem naquela época era preta e branca. Foi muito legal. Os pontos negativos foi que nós só botamos duas curiosidades. Andressa e Beatriz, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Gostamos muito de aprender sobre os inventos, principalmente o avião. Porque aprendemos mais sobre o avião. Conseguimos pegar duas fontes e compartilhar juntas. Porque foi um pouco difícil. Gostamos muito também de compartilhar com as duplas da outra turma. Porque conseguimos aprender também do invento delas. Aprendemos que o avião foi inventado no ano 1906 e o inventor Alberto Santos Dumont. Nós não conseguimos fazer o texto muito grande. Porque nos sites não tinha muitas informações. Houve algumas complicações. Porque houve uma troca de e-mail. Bruna e Manoela, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Foi bom por que nós aprendemos mais sobre o invento motocicleta como, por exemplo a primeira motocicleta era feita de madeira. Diogo e Enrico, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Os pontos positivos é que nós aprendemos bastante sobre o Helicóptero, que nós trabalhamos juntas de novo e que foi muito divertido fazer um email juntas. Aprendemos que hélix significa espiral, ptéryks significa asa e helicóptero significa aeronave. Os pontos negativos foram que não conseguimos achar informações em muitos sites. Paola e Jacque, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Esse trabalho foi muito legal, porque agente aprendeu muitas coisas sobre as invenções, o trabalho em duplas. Agente gostou muito de avaliar o trabalho da outra turma. Aprendemos como eram os inventos, como eles foram construídos, o inventor e o ano. Aprendemos a trabalhar em dupla, a mexer um pouco melhor no computador. Esse trabalho foi muito bom, mas agente não botou duas fontes e nem a outra turma, não botamos curiosidades, mas isso não deixa nós deixarmos de gostar. Josiane e Naruam, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

O trabalho de pesquisa foi muito legal porque nós trabalhamos juntos. Isso é o + importante para nós: trabalhar em duplas. Aprendemos a pesquisar, entrar em sites. Os pontos negativos foram os erros na maneira de escrever as palavras. Lucas e Ramon, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...

Fazer trabalho em “equipe”, no caso dupla.... é bastante legal.... usamos a nossa imaginação juntas, é bastante legal entrar na internet para fazer trabalhos e descobrir coisas novas e interessantes.... isso é muito bom para nós aprendermos as coisas bem melhor, e para o nosso futuro. Outra coisa bem legal é que nossa dupla (ou seja, nós duas) nos damos super bem, só em alguns momentos que deu um pouquinho de confusões pelas duas quererem teclar, mas no fim acabávamos nos resolvendo e o trabalho continuava a ficar cada vez melhor. Com esse trabalho aprendemos como funcionam os inventos, como eles são, como foram criados, por quem, em que ano, como evoluíram, como são hoje em dia, e por quem foram cada vez mais ficando melhores, e etc...Os pontos negativos foram por ALGUMAS pessoas (crianças), serem um pouco incompreensivas e as vezes atrapalharem o trabalho e fazerem TODOS se atrasarem, mas fora isso tudo ficou muito legal. Yuna da Rocha e Sabrina Iara, turma 53.

Sala Informatizada - EBM Brigadeiro Eduardo Gomes - Campeche. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.