A pesquisa proposta pela Professora Rosange (Artes) sobre "Arte do Brasil Colônia até o início do século XX", para as Turmas 71 e 72 (7ª Série) visou auxiliar a percepção dos alunos a respeito da importância da Arte na expressão de idéias e fatos. Salientando que não é o artista que é eterno, e sim sua obra, e através dela a história de sua época e de seu país é contada.
Esta pesquisa teve como objetivos:
- Conhecer as obras de alguns pintores que retrataram a paisagem antiga do Brasil e fatos históricos por meio de cenas do cotidiano, retratos e naturezas-mortas.
- Conhecer, um pouco, de como era a vida no Brasil Colônia e até o inicio do século XX; nos auxiliando a descobertas a respeito do nosso passado, na compreensão da história do Brasil, pois com a análise das obras podemos extrair um conteúdo importante e interessante.
As atividades iniciaram em sala de aula, onde foi comentada a chegada dos artistas estrangeiros ao Brasil Colônia, acompanhado por um texto entregue aos alunos. Estes se organizaram em duplas onde cada uma delas ficou responsável pela pesquisa de um artista e outras duas duplas ficaram responsáveis em pesquisar sobre: A Missão Artística Francesa e a Companhia das Índias Ocidentais.
Os artistas pesquisados foram: Frans Post, Albert Eckhout, Aleijadinho, Mestre Ataide, Thomas Ender, Antoine Taunay, Debret, Rugendas, Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Lasar Segall.
A pesquisa foi orientada de modo que os alunos buscassem informações a respeito da vida do artista e procurassem o maior número de obras possíveis onde o mesmo retrata o nosso país, dando assim grande ênfase para as obras.
Também foram trabalhados os temas da obra de arte, a arte com função de retratar a realidade e a presença do negro na formação da nossa sociedade.
Concluímos o trabalho com a socialização das pesquisas para a turma.
Veja abaixo um dos trabalhos realizados:













