terça-feira, 18 de agosto de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LINGUA PORTUGUESA

Através deste trabalho elaborado pela Professora Aline (Português) para as Turmas 53 e 54 (5ª série), os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa que está vigente desde 1º. de janeiro de 2009.
Este trabalho também teve como objetivo produzir, em grupo, um FOLDER para divulgar e informar sobre o novo acordo ortográfico.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Apresentação de um quadrinho sobre a reforma ortográfica;
- Escolha de um tema sobre a reforma ortográfica para cada dupla pesquisar;
- Pesquisa nos sites selecionados pela professora:
http://www.reformaortografica.com/
http://colunas.g1.com.br/portugues
- Sistematização das pesquisas no editor de texto;
- Explicação de como montar um folder no editor de texto (formatação, número de colunas, inserir figura, etc...);
- Produção de folder: a cada 3 duplas foi montado um folder para apresentar o que pesquisaram aos colegas. Cada grupo escolheu a formatação do seu folder (3 ou 2 colunas);
- Socialização das pesquisas e do folder criado pelas equipes;

Confira algumas produções (folder):

Parte externa (capa) do folder (1)
Parte interna do folder (1)
Parte externa (capa) do folder (2)
Parte interna do folder (2)
Parte externa (capa) do folder (3)
Parte interna do folder (3)

29 comentários:

Anônimo disse...

O meu trabalho foi muito bom porque eu e meu parceiro trabalhamos junto.Os dois faziam tudo ao mesmo tempo, não dividimos tarefa,mas fizemos o trabalho,assim então
terminamos o trabalho rápido e formamos um grupo de 6 integrantes que foram:
eu Gabriel José,
Pedro,
Júlio,
Mariane,
Maria Luisa e
Luan
fizemos um folder bem massa,e apresentamos depois. Eu e meu parceiro faltamos,mas depois apresentamos sobre o acento circunflexo em hiatos, como em vôo, que agora não tem mais acento.

aluno:Gabriel José

Emanuela Döll disse...

Ana Clara Stein e Emanuela Grech
Nós gostamos muito de fazer o folder, aprendemos muito sobre a "reforma ortográfica da lingua portuguesa". O que mais gostamos foi aprender sobre a acentuação no "i" e no "u" (o assunto que nós fizemos). As apresentações foram bem interessantes, só que alguns colegas atrapalharam na apresentação dos outros.
Quando estavamos pesquisando sobre o nosso assunto, a internet estava bem lenta, mas isso não atrapalhou tanto.

Anônimo disse...

Tudo começou no dia 25.05.09,quando a profº Aline falou o tema da pesquisa de cada um, ela também falou as duplas a minha dupla foi a Maria Luiza e o nosso tema foi Ditongo,Hiato e Tritongo. No 2º dia, dia 27.05.09 foi quando fomos pela 1º vez na Sala Informatizada, que tem uma coordenadora chamada Elis. Eu e a Maria Luiza pesquisamos em vários sites o nosso assunto,um dos sites que nós pesquisamos foi www.reformaortografica.com . Depois pesquisamos e tivemos que passar tudo para o computador, então de acordo com o assunto de cada dupla a Elis e a profº Aline juntaram cada dupla que tinha um assunto parecido, depois juntamos os trabalhos e formamos um folder, tudo isso em vários dias. Depois mo dia 10.08.09, começamos a apresentar o folder e agora estamos fazendo estes comentários. Em tudo isso que fizemos eu participei e os meus colegas também participaram.


ALUNA: Mariane Franke Rocha

Turma 5º3

Anônimo disse...

Tudo começou no dia 25.05.2009, quando a professora Aline (português) disse que nós íamos na SI(Sala Informatizada), para cada um pesquisar um assunto diferente sobre a nova regra ortográfica.
1° Nós fomos na SI para cada um pesquisar o assunto no site www.reformaortográfica.com e no blog do professor Sérgio Nogueira.
Só não gostei da minha dupla pois se ela faltasse não teria diferença pois ela não ajudava em nada pois ela só ficava conversando.Mas no fim o Folder ficou legal.Aprendemos muitas coisas foi demais.

Anônimo disse...

Nós gostamos muito do trabalho, foi bem legal, aprendemos muitas coisas sobre o novo acordo ortográfico.Vimos o trabalho das outras duplas, cada dupla fez uma coisa diferente, foi bem interessante. Na hora de fazer o folder foi legal, botamos figuras e etc... Pesquisamos sobre o trema e o alfabeto e descobrimos que o trema desapareceu em algumas palavras!E que o alfabeto passa a ter 26 letras!

dupla:Gabriel Müller e Alexandre turma:53

Anônimo disse...

Nesse trabalho de português nós estudamos sobre o ACENTO AGUDO NO U FORTE, aprendemos também sobre o trema, acento em hiato e acento diferencial. O nosso trabalho em grupo foi um pouco confuso, porque o grupo que tinha que fazer a capa achou muito difícil e desistiu. Mas fazer um folder foi ótimo, porque nós aprendemos mas sobre o acordo ortográfico.

NOME:Chainá e Mileni
TURMA: 53

Anônimo disse...

Eu aprendi sobre acento diferencial que foi o meu trabalho. Aprendemos a nos organizar em grupo, não teve briga, cada um fazia sua parte, como o verso e a frente do folder. Cada um pedia opinião do outro, as apresentações foram boas e também aprendi sobre outros assuntos do novo acordo ortográfico, como o alfabeto e o trema. Gostei de fazer o folder porque fiquei sabendo mais sobre a nova reforma ortográfica.

LUCAS EDUARDO SILVA
TURMA 53

Anônimo disse...

O meu trabalho com o luan foi bom. Gostei de fazer o folder porque nós terminamos rápido e aprendemos sobre a acentuação nos ditongos das palavras paróxitonas.
Mas eu não gostei muito das partes que tinha que digitar pois eu não gosto de digitar nem de escrever no caderno gostei do meu grupo pois meus amigos estavam no mesmo grupo que eu.

Pedro Norberto Junior

m@rya luiz@ disse...

A REFORMA ORTOGRÁFICA

O que eu adorei fazer nesse trabalho sobre a reforma ortográfica foi que fizemos em grupo.
Eu não tenho nada para reclamar porque fazer esse trabalho me fez saber mais sobre o acordo ortográfico,e sabendo ainda mais no futuro terei uma vida melhor.
Nós pesquisamos na internet sobre a reforma ortográfica, depois escrevemos a nossa pesquisa no computador e produzimos um folder junto com outras duplas. Também apresentamos o nosso trabalho e tiramos foto para o folder.
Eu gostei muito de fazer esse trabalho e espero continuar aprendendo mais e mais.

Nome: Maria Luiza C.N. Turma:53

Anônimo disse...

A nosso dupla, Bruno e Filipe,pesquisamos sobre o trema.O trema ficava em palavras como:pingüim,cinqüenta,lingüiça,etc. E agora ficou sem o trema. Mas o trema fica em sobrenomes como: Müller,Citröem e Bündchen.A nossa apresentação foi legal,e aprendemos tudo sobre o acordo ortográfico.

Anônimo disse...

Eu gostei de aprender a fazer o folder, para mim foi um pouco difícil porque é complicado de escrever e também na hora de imprimir.
Eu aprendi sobre a acentuação em hiato.
exemplo: crêem e agora perdeu o acento, ficou creem.
Gostei das apresentações e das professoras que ensinam bem.

Luan Felipe

Thamy disse...

Para nós foi muito importante estudar sobre o novo acordo ortográfico, pois aprendemos muita coisa. Mesmo a nova regra só começando a valer em 2012, já é necessário estudar sobre ela agora, para aprender mais.
A experiência de montar o folder na sala informatizada, sobre o acordo ortográfico, foi muito legal, principalmente porque fizemos em grupo.
O grupo inteiro participou de tudo, colaboraram bastante, e na hora de escolher as imagens para pôr no folder colocamos uma imagem que cada um do grupo escolheu.
A apresentação também foi muito legal, todos participaram, e esperamos fazer mais trabalhos iguais a esse, pois trabalhar na sala informatizada é muito divertido, os professores são muito atenciosos, e ainda temos muito o que aprender sobre a língua portuguesa!

Nathália Schmitt e Thamy Sampaio.

Anônimo disse...

Eu gostei muito de fazer este folder. Eu aprendi muitas coisas, como o trema foi abolido, o hiato é quando se lê duas vogais juntas, e quando faz a separação de
siĺabas as vogais ficam separadas. No começo do trabalho a minha dupla era o Lucas, mas ele foi para manhã e eu pesquisei sozinho.

Bruno Duarte
t.53

Anônimo disse...

Achei muito interessante e muito legal participar deste projeto porque aprendi a fazer um folder e também aprendi muito com essa reforma ortográfica. A língua portuguesa tradicional(antiga) para a nova houve varias mudanças, como por exemplo, o trema não existe mais, algumas palavras não tem mais hífen, etc.
Na hora de pesquisar eu pesquisei sobre o acento agudo em algumas palavras paroxítonas e soube que some o acento no I e U fortes depois de ditongos(junção de duas vogais)em palavras paroxítonas.
ex.:feiúra/feiura
Mas, se o I ou U estiverem na última sílaba o acento continua.
ex.:Tuiuiú ou Piauí.
Não mudou que as vogais I e U recebem acento agudo sempre que formam hiato com a vogal anterior e ficam sozinhas na sílaba ou com S.
ex.:Gra-ja-ú, vi-ú-va
I-ca-ra-í, je-su-í-ta
a vogal I tônica antes de NH, não recebe acento agudo
ex.:rainha,tainha,moinho
Foi muito legal, eu e a minha amiga Cristina prestamos bastante atenção para que na hora do folder não fazer feio.
Eu acho que me empenhei bastante nesse trabalho e ficou bem legal e interessante.

Aluna:Ana Luísa 53

Anônimo disse...

Oi meu nome é Francine, quero falar sobre o trabalho de português que nós fizemos na sala informatizada onde aprendi várias coisas com os outros trabalhos, como por exemplo: acentuação no i forte, alfabeto, etc... Eu não vim no dia que começaram a fazer o folder por isso não participei muito e porque os participantes do meu grupo não deixaram eu fazer nada, nem escrever, mas na apresentação foi muito legal a professora foi muito atenciosa com os grupos e ajudou os grupos nos erros de português. Os grupos quando tinham dúvidas perguntavam e todos ficaram quietos na hora da apresentação, só alguns alunos ficaram bagunçando.
Gostei de ver o folder pronto, porque pude imprimir o meu trabalho.

Francine - t53

Erick Luiz disse...

Acho que foi ruim porque eu não participei do grupo, eu estava doente.

Fabian

Que eu não aprendi muito por que eu conversava pouco e não prestei atenção a apresentação.

Erick Luiz

Anônimo disse...

NOS APRENDEMOS QUE DESAPARECEU O ACENTO AGUDO NO U FORTE NOS GRUPOS GUE,GUI,QUE,QUI.
FOI MUITO LEGAL FAZERMOS ESSE FOLDER PORQUE ASSIM APRENDEMOS MAIS SOBRE A LINGUA PORTUGUESA.
FOI INTERESSANTE PORQUE APRENDEMOS ACENTUAÇÃO GRÀFICA ACENTO AGUDO NO U FORTE E ACENTO CIRCUNFLEXO EM LETRAS DOBRADAS.
A APRESENTAÇÂO DO TRABALHO TAMBEM FOI LEGAL,MAS ALGUNS ALUNOS ATRAPALHARAM,NOS TAMBEM RIMOS UM POUCO.
EM FIM FOI MUITO LEGAL.

LEANDRO BARROS,FELIPE ROBERTO DOS SANTOS

Anônimo disse...

NÓS APŔENDEMOS QUE A OXÍTONA É O QUE DEIXA A ULTIMA SILABA COM UM SOM FORTE E QUE PROPAROXÍTONA É A SÍLABA TONICA NA ANTEPENULTIMA E A PAROXITONA É A SÍLABA TÔNICA NA PENULTIMA FOI D+. NÓS GOSTAMOS MUITO...LEGAL

Vinicius e IGOR

Anônimo disse...

Eu, Débora, acho que aprendi um pouco com esse trabalho. Acho que o ALTINO nâo estava pronto para fazer uma pesquisa sobre o novo acordo ortogràficaque foi pego de surpresa. Eu acho que eu estava um pouco tensa alias eu nunca mexi nu conputador antes.

Anônimo disse...

Meu trabalho foi legal, fiz sozinho porque tinha chegado no outro dia. Foi até melhor porque eu colocava tudo que eu queria, e foi até melhor porque os outros até brigando para colocar o que queriam e o outro não era meio complicado mais quando tinha que juntar os grupos ficou legal até levamos umas broncas uashuahsuahsuahuusau .
Pesquisei sobre Ditongo e Hiatos nem sabia o que era foi uma coisa legal porque eu aprendi mais ou menos porque paoskaopskp .
Legal, porque é bom ter sala informatizada meus colegas do grupo
foram : Alisson , Camille , Gustavo (eu ),Erick Patrik e a Maria eduarda .

Anônimo disse...

O nosso trabalho foi um aprendizado legal porque nós aprendemos mais sobre a reforma ortográfica.
E tivemos que apresentar para os colegas e para as professoras.
Nós produzimos um folder explicando sobre a nova reforma ortográfica.

Anônimo disse...

Nosso folder foi muito maneiro.Além disso nosso folder foi cansativo...
Mas eu e a Camille (minha parceira) não prestamos muita atenção por este motivo nossa apresentação foi um fiasco !!!
A gente pesquisou sobre TREMA & ALFABETO .. Mas além disso foi legal fazer nosso folder ...
Mas..nós brincamos demais e a professora até chegou a nos mudar de lugar >b>.. E eu sem querer eu perdi meu folder mas tentei me esforçar para conseguir tirar uma nota boa fora isso foi tudo auspicioso.Nós ficamos um bom tempo fazendo o folder mas valeu a pena ..
E nós apresentamos...

Alunas: Maria Eduarda Botelho Duarte e
Camille da Silva Inácio

Anônimo disse...

O meu trabalho foi cansativo e o computador muito lento para entrar na internet, a minha dupla só queria digitar por isso a Kamilla digitou metade do folder na verdade se ela não tivesse faltado eu não digitaria nada. Mas mesmo assim eu gostei da experiência e faria de novo, mesmo sem valer nota.

Anônimo disse...

eu Ramon fiz um folder que fala sobre a
acentuaçao aguda falamos sobre o acento
no u forte e o trema que foi abolido.
Aprendi a fazer um folder com a profesoras Aline e Elis e com o meu amigo
João Pedro.

Ramon e João

Anônimo disse...

Eduarda Nascimento :
O meu trabalho foi muito interessante, pois eu e a minha parceira Julia Faustino aprendemos muita coisa, pesquisando o nosso trabalho e vendo as outras pessoas apresentarem os trabalhos delas.
Teve algumas horas que eu e a minha parceira não sabíamos pronunciar a palavra e sempre acabávamos falando errado.
Foi cansativo preparar tudo, escrever e tal, mas no final nós duas adoramos.
Para preparar o folder foi mais fácil, pois era copiar e colar.

Anônimo disse...

Eduarda P.e a Alice fizemos sobre o Acentuação dos ditongos abertos.
A gente aprendeu a fazer um folder,com as professoras:Aline e Elis.
A gente ficou fazendo o trabalho por 3 semanas,a Debora estava muito mandona no nosso trabalho, ela quis fazer tudo sozinha.

Eduarda P e Alice.

Anônimo disse...

Kamilla Sinsen da Silva:
O meu trabalho foi muito interessante porque eu falei dos ditongos das palavras paraxítonas para que as pessoas aprenderem mais sobre a reforma ortográfica tipo os hífem,e ect.
Também o meu trabalho foi muito cansativo e a minha colega Isabelly também fez comigo o folder.
E assim é o meu comentário e
fim...

Anônimo disse...

Nos da turma 54 fomos na s.i trabalhar sobre o novo acordo ortográfico e fizemos uma pesquisa ,copiamos a pesquisa no caderno e depois fizemos um folder.
Enquanto nos estávamos fazendo o trabalho a Debora ficava reclamando que ela não tinha feito nada. Mas aprendemos alguma coisa mesmo assim.

Altino Julio Pereira

pro alinezilli disse...

O trabalho de produção de um folder sobre o novo acordo ortográfico foi trabalhoso. Exigiu uma dedicação especial da coordenadora da SI, Elis, que se dispôs a planejar toda a formatação e execução do folder.
Gostei muito do resultado final. Os pais poderão verificar os trabalhos no final do ano, com a Mostra de Trabalhos que será devidamente informada.
Prof. Aline.