
A presente pesquisa da Professora Rosange Sena (Artes Plásticas) para os alunos da Turma 81 (8ª série), vem auxiliar a percepção dos mesmos a respeito da importância estética da Semana de Arte Moderna de 1922 e impulsionar o estudo a respeito do Movimento Modernista Brasileiro e da renovação estética.
Os objetivos dessa pesquisa foram:
- Conhecer alguns artistas que participaram da Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922 e perceber o desejo de mudanças presente nas idéias e nos trabalhos de seus participantes.
- Ter conhecimento de alguns fatos ocorridos na Semana de 22.
- Reconhecer a Semana como marco simbólico do início do modernismo no Brasil.
As atividades foram iniciadas em sala de aula, com a explicação sobre o que foi a Semana de Arte Moderna, através de texto resumido sobre o assunto. Após as explicações necessárias a turma foi dividida em duplas e cada uma delas recebeu o nome de um dos principais participantes da Semana de 22 (Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Heitor Villa-Lobos, John Graz, Manuel Bandeira, Mario de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Wilhelm Haarberg, Zina Aita).
A pesquisa foi orientada de modo que os alunos buscassem informações a respeito da vida e da obra do artista bem como sua atuação na Semana e influência no cenário da arte brasileira.