Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

NAVEGANDO EM POEMAS

De acordo com o planejamento anual da disciplina de Língua Portuguesa da 4ª série, de trabalhar os diferentes Gêneros Textuais, a professora Kátia decidiu trabalhar com os alunos das Turmas 42 e 43 os gêneros: poema e correio eletrônico (e-mail).
Os alunos criaram seus poemas a partir de temas de seu interesse e, com o auxílio do correio eletrônico tiveram a oportunidade de socializar seus poemas com alunos de outra turma, tornando o trabalho mais rico e significativo.

O desenvolvimento desse trabalho ocorreu da seguinte forma:
- escolha de livro na Biblioteca sobre o gênero poema;
- pesquisa na internet sobre as diferenças entre poema e poesia; as características da poesia, poema, elementos (versos, rimas, estrofes);
- leitura de poemas (sites pré-selecionados);
- sistematização das pesquisas;
- produção do poema;
- desenho ilustrativo no Tux Paint sobre o poema produzido;
- exemplificação do gênero correio eletrônico (estrutura do texto e-mail);
- criação de e-mail;
- enviar mensagem e seu poema para um aluno da outra turma (turma 42 enviou e-mail para turma 43 e vice-versa);
- abrir seu e-mail e responder o e-mail recebido.

O produto final desse trabalho foi o livro “Navegando em Poemas”, composto pelos poemas das Turmas 42 e 43.

Confira agora alguns dos poemas:




Fontes de pesquisa:
http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/poesia/estilopoetico.html
http://www.contandohistoria.com/destaquespoemas.htm
http://www.sitedeliteratura.com/autor.htm
http://www.secrel.com.br/jpoesia/infan01.html

39 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito legal o trabalho dos poemas porque nós aprendemos muito sobre poemas e poesias.
Eu só não gostei que foi individual.
Eu aprendi sobre a diferença de poema e poesia, e como se faz poesia, etc.
Eu gostei de trocar e-mail com os alunos da outra turma.
Na minha opinião a sala informatizada está perfeita.
Eu acho que não precisa melhorar nada,já está ótima.

Ass: Aldiney. Turma: 42

Anônimo disse...

Eu gostei de ter pesquisado sobre poemas. Aprendi a fazer e-mail, e fiz o meu, para mandar para uma pessoa da turma da tarde. Adorei fazer os desenhos e o poema.
Gostei de tudo o que aprendi. Adorei ter aprendido a fazer poemas.
Na Sala Informatizada eu acho que precisa melhorar a capacidade da internet.

Ass: Julia, Turma:42

Anônimo disse...

Eu achei muito legal trabalhar na sala informatizada, porque as coisas que eu aprendi foram muito interessantes, como, aprender mais sobre o e-mail, poemas, a navegar na internet e pesquisar sobre vários temas como: pesquisar o que é e-mail, o que é poesia e etc...
Bom, não tenho nada a reclamar sobre a sala informatizada porque não tem o que você falar de mal da sala informatizada só tem coisas legais de aprender, também a compreensão das professoras, ajudam bastante, quando não entende alguma coisa ou não consegue entrar em algum site...
Na sala informatizada tem poucas coisas para melhorar uma das coisas é: melhorar a velocidade quando entrar na internet, ter mais computadores para poder trabalhar sozinho(a), poder entrar no e-mail mais vezes e acho que não tem mais nada pra melhorar na sala informatizada!

Leandra turma 42

Anônimo disse...

Eu gostei dos trabalhos. Achei interessante por que pesquisamos na internet o significado de o que é poema e poesia, também achei criativo a idéia de criar um e-mail e conversar com a turma 43.
Eu não achei nada negativo.
Aprendi sobre sites de poemas, como fazer um e-mail, mexer no tux paint e aprendi o que são poemas e poesias.
Achei bom o trabalho da sala informatizada porque ela dá informação de como mexer na internet.
Gostaria que melhorasse a rapidez da internet.

João Pedro
Turma:42

Anônimo disse...

Foi muito legal, aprendi muitas coisas sobre poemas, mais sobre e-mail, a diferença entre poemas e poesias e a mexer mais na internet. Foi muito legal a gente ter enviado nossos poemas para a outra turma.
A sala informatizada esta ótima não precisa melhorar nada.

Lucca turma 42

Anônimo disse...

Eu gostei desse trabalho de pesquisa na internet como pesquisa sobre poesias e poemas, gostei de ler os diferentes poemas, criar o meu e-mail, enviar e receber e-mail, produzir o poema e o desenho.
Eu acho que não teve nada negativo no trabalho. aprendi a fazer poesias, a fazer e-mail e consegui fazer um poema lindo que agora está fazendo parte de um livro que se chama navegando em poemas.
Tudo está bom na sala informatizada, só o que tem que melhorar é que a gente tem que ir mais na internet.

Monyque, Turma 42

Anônimo disse...

Eu gostei de pesquisar na internet, gostei de ler os poemas, de criar e-mail, de enviar e receber e-mail, de produzir poemas e fazer desenhos.
Eu adorei todos os trabalhos sugeridos e não achei nenhum chato.
Eu aprendi a entrar na internet, aprendi a entrar nos site dos poemas, a criar, enviar, receber e-mail, Escrevi meu poema e fiz o desenho.
Tudo para mim está bom, nada está ruim.
Para mim nada precisa mudar. Nada mesmo.

Thaynara turma;42

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho da sala informatizada ,porque a gente pesquisou na internet o que era poema e o que era poesia.também porque mandamos e-mail para os alunos da turma 43, e gostei de fazer desenho no tux paint.
Eu nâo achei nada negativo no trabalho.
O que eu aprendi na sala informatizada foi o que significa poesias e poemas.
O que eu acho que precisa ser melhorado é a velocidade da internet.
O que eu achei que esta bom na sala informatizada são os novos programas.

Luis Guilherme Dias
T. 42.

Anônimo disse...

Gostei do trabalho da sala
informatizada por que a gente entrou na internet para procurar textos,
entrar no e-mail para enviar o nosso poema e receber o poema dos alunos da turma 43. Também gostei de fazer o meu poema.
Foi tudo legal.
Eu aprendi na sala informatizada a mexer no e-mail, na internet, etc.
Pra mim a sala informatizada é muito legal por que a gente aprende a mexer no computador.
Pra mim tudo está bom, mas o que precisa melhorar é a velocidade da internet.

Eduardo turma:42

Anônimo disse...

Eu gostei de trabalhar sobre os poemas por que nós da turma 42 aprendemos a mexer nos e-mail, a botar em site de poemas
para ver como são os poemas. Aí começamos a criar palavras do tema que nós escolhemos e fizemos as rimas para depois criar o poema e o desenho sobre o poema, para fazer o livro (navegando em poemas).
Depois nós enviamos os poemas para a turma 43 da tarde e eles enviaram os poemas deles para nós.

Altino - turma: 42

Anônimo disse...

Eu achei muito legal fazer este trabalho, porque eu aprendi a fazer rimas, entramos na internet para pesquisar a diferença de poema e poesia, depois criamos o nosso e-mail. Depois enviamos e recebemos e-mails com os colegas da turma da tarde, criamos nossas poesias e o nosso desenho. Agora fazem parte do livro Navegando em Poemas.
Eu acho que está tudo bom porque eu só aprendi.

Gabriel Costa, turma 42

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho porque foi divertido pesquisar na internet para ler os poemas, criar meu e-mail...Mas o que foi chato foi escrever o poema com rimas. Eu aprendi com esse trabalho a criar meu próprio poema.
A sala informatizada está linda mas poderia ter mais computadores para os alunos. Parabéns pela linda sala.

Anna Luiza turma:42

Anônimo disse...

Esse trabalho foi muito legal de fazer. A professora Elis e a professora Kátia nos ajudaram a pesquisar na internet a criar poemas, criamos o e-mail e mandamos o poema para a pessoa que nós tinhamos pegado no sorteio. Então a pessoa também mandou seu poema pra gente, no poema tinhamos feito um desenho. Tudo foi interessante na sala informatizada não tem do que reclamar e nem o que melhorar,nos aprendemos como mexer na internet.

Janine Constante turma:42

Anônimo disse...

O trabalho foi muito legal porque eu aprendi muito e me diverti. E o que eu não gostei foi fazer rimas mais depois deu tudo certo. eu aprendi a diferença entre o poema e a poesia e foi muito legal. A sala informatizada está com vários computadores a disposição dos alunos. Fazer o trabalho foi muito bom a sala informatizada está incrível mas poderia ter mais computadores. mas todos os alunos agradecem a linda sala.

Bruna Goulart, turma 42

Anônimo disse...

Eu gostei muito de aprender a entrar nas poesias. Mais o que foi chato foi que eu não consegui fazer as palavras direito. Mas foi legal aprender muitas coisas na sala informatizada.

Camila turma 42

Anônimo disse...

Nós gostamos do trabalho porque nós pesquisamos em vários sites sobre poemas, vimos muitos poemas, criamos o nosso poema, depois disso fizemos o e-mail que conversamos com os alunos da professora kátia da turma 43, enviamos e recebemos e-mail deles.
Bom produzir o poema e o desenho foi legal porque falava sobre:animais,alegria felicidade ...

Bom nós não temos o que reclamar porque tudo foi muito, muito legal também foi interessante. Nós aprendemos muitas coisas importantes com esse trabalho a gente aprendeu sobre fazer poemas a professora Elis e professora Kátia ajudaram a gente. Elas é que nos ensinaram a entrar nos sites.
Daniele e Maiara t42.

Anônimo disse...

Gostamos muito de fazer parte dos trabalhos de poema da turma 42.
Aprendemos e descobrimos sites que nem conhecemos.
Está bom o programa de desenho.
Precisa melhorar os programas do computador da escola e etc.


João Marcos Justino e Lauro Pires, turma 42

Anônimo disse...

Os trabalhos foram bons. Com poemas de: futebol, natureza, amor,etc. Os poemas com rimas ficaram criativos. Criamos e-mail e mandamos os poemas para a outra turma.
Achei muito bom participar desse trabalho e não precisa melhorar nada.

Gabriel S. turma 42

Anônimo disse...

O trabalho sobre o continente africano, nos mostrou suas culturas, artes e etnia. Nós aprendemos que existe muitas etnias por isso vários conflitos, também muito desentendimento por causa da comida escassa e água.
Além de trabalhar quase o dia todo eles recebem quase nada, as vezes passam fome.

Leandro, Marvin t.82

Anônimo disse...

Eu achei legal porque as poesias saíram cada uma diferente da outra, tinha umas engraçadas, umas nada a ver, saiu um monte de poesias legais mas antes disso quando a gente veio pra sala informatizada aprendemos a diferença entre a poesia e o poema, foi massa quando a gente sorteou aluno da turma da manhã pra mandar um e-mail.
Acho que a sala informatizada está muito boa, só duas coisas tem que melhorar, uma é a velocidade da internet, a outra é ter mais computadores.

ass.Gabriel José

Anônimo disse...

Achei muito legal, interessante e bem divertido fazer os poemas, porque nós usamos bastante a nossa imaginação.
Gostei também da idéia de enviar nossos trabalhos para a turma de manhã,(por e-mail).
Também pesquisamos sobre a diferença entre poema e poesia.

Gabriel M. TURMA 43

Anônimo disse...

Eu achei muito interessante a nossa pesquisa na internet, pesquisamos sobre a diferença do Poema e da Poesia. Vimos várias poesias legais e enfeitadas! Criamos uma poesia, a minha era sobre doenças. Adorei todas! Depois enviamos por e-mail a nossa poesia para um aluno da manhã que a Professora Kátia fez o sorteio. Eu enviei para a Janine e para a Monique! Elas adoraram!
Eu adoro as cortinas novas da sala informatizada, os computadores, a TV, etc. Eu não achei nada ruim, e acho que não precisa melhorar nada na sala!

Ana Clara, 43

Anônimo disse...

Eu achei muito bom fazer um trabalho na sala informatizada, porque não fizemos só uma poesia, fizemos também uma troca de informação com o pessoal da turma da manhã. Tivemos a oportunidade de desenhar, pesquisar e navegar na internet, também tivemos a oportunidade de saber sobre a diferença em relação à poema e poesia. Tivemos a compania de duas ótimas professoras, a professora Eliz e a professora Kátia. São tantas coisas para se falar sobre o processo que nós passamos para fazer uma poesia, ficamos uma parte do tempo na sala de aula e outra na sala informatizada. Acho que se tivesse computador para todos seria mais fácil, e uma das maiores qualidades é que o momento que tivemos lugar marcado todos respeitaram.
O mais legal é que temos uma sala informatizada para vir e fazer trabalhos porque nem em todas as escolas tem uma sala dessas com uma professora para lá de boa.

Mariane Franke Rocha. Turma 43.

Anônimo disse...

Eu gostei muito de fazer um trabalho na sala informatizada, de pesquisar sobre qual é a diferença de poemas e poesias, de escrever uma poesia, de enviar a poesia por e-mail, e depois montar um livro de poesias. Não gostei de que, a minha poesia não chegou para a pessoa que eu enviei por e-mail, e nem a poesia que a outra pessoa enviou chegou para mim. Aprendi a enviar poesias por e-mail, que eu não sabia, aprendi a diferença de poemas e poesias, e muitas outras coisas.
Eu adorei trabalhar na sala informatizada, foi uma experiência muito legal e divertida.

Thamy S. F. Sampaio
Turma 43.

Anônimo disse...

Eu achei muito legal quando nós enviamos os e-mail para os alunos de manhã foi muito legal.
Só achei chato quando entramos em sites para saber a diferença entre poema e poesia,
mas aprendi a diferença entre poema e poesia e como se faz um bom poema.

Alexandre:turma :43

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer a poesia. Também gostei de trocar e-mail. Gostei de tudo que aprendi na sala informatizada.
Não gostei do computador na hora de entrar na internet, porque eles demoram muito.
Aprendi a diferença entre poemas e poesias.
Acho que a sala informatizada tem que melhorar a capacidade da internet.

Laumone, turma 43.

Anônimo disse...

Eu gostei de aprender mais sobre a diferença entre poema e poesia.
Porém, os computadores demoram muito para entrar na internet. Na sala informatizada eu acho que precisa melhorar a capacidade da internet.

Thalia turma 43

Anônimo disse...

Eu achei muito legal trabalhar com poesias porque nós fizemos pesquisa na internet, vimos a diferença de poema e poesia, mandamos a nossa poesia para a turma da manhã, eu mandei a minha poesia para a Geovana e para a Ana.
O que mais gostei é de ter feito um e-mail, de ter pesquisado na internet e
de fazer um livro com as nossas poesias.

Nathália Schmitt da Silva/turma 43.

Anônimo disse...

Eu escolhi o tema natureza, na minha poesia havia um desenho, o desenho estava com cores bem alegres, eu adorei fazer esses processos de inventar a poesia, fazer o desenho, depois mandar para outro colega da manhã.
Eu gostei muito da nossa pesquisa na internet.
O que eu não gostei é que foi individual.
Com o trabalho eu aprendi a diferença de poema e poesia.
Acho que a sala informatizada está ótima e não deveria mudar nada, sendo que o computador é meio "lerdo".

Emanuela 43;

Anônimo disse...

Na sala informatizada a gente fez muitas coisas legais. Foi super legal, porque nós entramos na internet para pesquisar o que é poema e poesia, depois nós entramos no nosso e-mail para saber a resposta da turma da manhã, o que eles acharam do nosso poema. Esse ano foi muito legal para os alunos da turma 43. Espero que em 2009 seja mais legal que em 2008. A professora da sala informatizada foi legal conosco e a professora Kátia também foi supre legal.
FIM!

Mônica Assunção.Quarta série três.

Anônimo disse...

Na sala informatizada foi muito legal os trabalhos, pois nós aprendemos sobre poemas e poesias.
Eu só não gostei dos alunos que ficam conversando.
Antes eu não sabia o que era poesia e nem poemas.
Gostei de muitas coisas que eu fiz e aprendi.
Nós fizemos na sala informatizada a poesia. Adorei trabalhar nos computadores.
Achei muito legal fazer esse trabalho, pois me diverti muito, trabalhei muito e espero continuar trabalhando na sala informatizada...
Na sala não precisa mudar nada porque esta ótima.


Ass:Maria Luiza. Turma:43

Anônimo disse...

Foi bom eu pesquisei e fiz o meu poema. Eu achei legal, naveguei na poesia fiz rimas.
Eu fiquei feliz com o meu poema e os outros, Fizemos sorteio eu quis ficar com o tema mãe. Meus colegas ficaram com animais e outro temas. Fizemos desenhos com relação ao poema e no outro dia cada um leu.

FIM
Lucas Eduardo Silva t: 43

Anônimo disse...

Eu adorei a sala informatizada, lá tem muitas coisas legais como a professora, ela nos ensinou muita coisa, eu adorei o poema e o desenho do poema. Mas aqui só tem um problema, a internet é meio lenta, o espaço é pequeno e precisa de mais computadores por que a nossa sala tem muitos alunos. Mas tirando isso, é perfeito e legal, espero que ano que vem tenha mais aulas.

Leonardo Cruz Dubois turma 43.

Anônimo disse...

Gostei muito porque nós nos divertimos.
Eu fiz uma poesia sobre o amor, foi divertido, mas algumas pessoas ficaram me zuando só porque era de amor.
Poderia mudar algumas coisas, como computadores mais rápidos, web can.

Julio, turma 43

Anônimo disse...

Eu gostei de fazer o trabalho achei legal gostei da fazer uma poesia. Mas queria mandar um e-mal não consegui. . Foi a minha primeira vez que eu fiz um poema.Queria que fosse mais rápido a internet. Minha poesia não tinha muitas rimas. Achei muito legal fazer poesias. Eu acho que a sala informatizada está ótima.
Meu tema é infância.
Ass:Pedro turma:43

Anônimo disse...

Foi muito legal o trabalho dos poemas porque nós aprendemos muito sobre poemas e poesias.
Eu só não gostei que foi individual.
Aprendi sobre a diferença de poema e poesia, e como se faz poesia, etc.
Gostei de trocar a poesia com os alunos da outra turma .
Na minha opinião a sala informatizada precisa melhorar a capacidade da internet. Nas outras coisas está ótima.

Ass.Ana Paula turma.43

Anônimo disse...

Eu achei muito legal quando fizemos a poesia, pois nós fizemos muitas coisas legais. Fizemos poesia e o e-mail.
Eu só não gostei que foi individual.
Eu gostei de fazer a poesia,etc.
Na minha opinião a sala informatizada está
ótima.

Natalia O.Turma:43

Anônimo disse...

Eu gostei do trabalho de poesias porque nós aprendemos tudo sobre poemas e poesias.Eu não gostei muito porque os computadores eram muito lentos.Eu aprendi muito com o trabalho e aprendi também a diferença entre poemas e poesias.Eu queria mudar os computadores porque os computadores são muito lentos.
Chainá t:43

Anônimo disse...

As dificuldades encontradas para desenvolver o trabalho foram poucas, alguns alunos que faltavam à aula e depois na próxima semana já estavam em outro ritmo. A falta de computador para cada aluno, pois o projeto era individual, a internet demorada. Os alunos com necessidades especiais que tinha que estar ao lado, sem poder dar mais atenção aos outros.
Entretanto, considero que este trabalho contribuiu para a aprendizagem e construção de conhecimento, pois neste projeto os alunos pesquisaram, organizaram o trabalho, leram diversos tipos de poemas, criaram o seu texto poema, ouviram o ponto de vista do colega sobre o seu texto, através do e-mail, fizeram o desenho no Tux Paint e depois socializaram . Deste material foi feito um livro, “Navegando em Poemas”, lindo! Está na biblioteca da escola. Então considero muito enriquecedor este projeto.
Também considero importante utilizar os recursos da informática em atividades pedagógicas, porque os alunos usam as ferramentas onde eles podem pesquisar na internet, ver imagens, usar e-mail, etc.
Aprendi muito desenvolvendo este trabalho, pois conseguimos ver as opiniões dos autores pesquisados sobre poema e poesia, aprendi a entrar em programas como o Tux Paint, e outros.

Professora Kátia Cilene Silva dos S. Heerdt