A proposta de trabalho da Professora Marluce (Português) de compreensão do processo poético justifica-se pela necessidade de elaboração junto aos alunos das Turmas 61 e 62, de alguns conceitos que delimitam o gênero poema.
A presente proposta oportunizou aos alunos trabalharem:
Leitura, compreensão e interpretação de textos poéticos.
Verso, métrica, rima e estrofe.
Linguagem figurada.
A presença textual do “eu lírico”.
Subjetividade.
Escrita de textos poéticos (Haikais: poema de origem japonesa) e reescrita dos mesmos.
Objetivos:
- Apresentar e caracterizar o gênero textual poema.
- Explorar algumas nações básicas de subjetividade e “eu lírico”.
- Proporcionar momentos de produção textual poética.
- Formatar textos poéticos para mural com o auxílio da sala informatizada.
27 comentários:
Realizar este trabalho foi super divertido, interessante, bacana, pois haikai era uma coisa do qual eu nunca havia visto. Expressar-me em forma de haikai, foi especial, uma sensação boa, de colocar todos os meus sentimentos em uma folha, com poucos versos e palavras. Agradeço a professora Marluce que nos encaminhou esse trabalho, e a professora Elis, que fez acontecer.
Foi muito diferente fazer esse trabalho de haikai por que nunca tinha feito isso foi muito louco feio.
Foi bem divertido trabalhar, pois aprendemos como escrever Haikai, que é um estilo de poema japonês que expressa nosso
sentimento.
Eu achei o trabalho muito legal, muito interessante, a gente procurava as imagens no google para fazer parte do HaiKai para ficar mais criativo.A gente usava uma folha computadorizada e colocava dois HaiKais e colocava as imagens combinando HaiKai e fazíamos até bordas da cor que nós queríamos.
Fazer este trabalho com haikais foi muito bom, aprendemos a escrever um haikai e o que ele significa(um pequeno poema, simples, que valoriza muito o cotidiano, contém 3 versos,com 17 sílabas,no primeiro verso há 5 sílabas, no segundo 7 e no terceiro 5 também).
Foi muito bom fazer esse trabalho com
Haikais, pois através dele aprendi o que é Haikai, como faz um Haikai e também a história dele. Haikai é um poema muito simples mais bastante profundo ele é composto por três versos e dezessete sílabas.
Bom o trabalho sobre o Haikai foi muito interessante porque juntamos um Haikais com umas imagens da internet e o jeito que nóis colocamos também foi legal e o que deixo trabalho mais legal que o trabalho foi diferenciado e por isso foi interessante
Trabalhar com o haikai foi muito bom, primeiramente tivemos que nos expressar muito e fazer nossa imaginação fluir e expressarmos tudo o que pensamos e sentimos. Adorei muito conhecer mais sobre o assunto e poder saber mais o que nossos colegas sentem com tudo o que escreviam. A professora Marluce nos ajudou muito a entrar no universo da imaginação adorei muito mesmo.
Os Haikais geraram muita polêmica aqui na escola, pois muitos falavam sobre amor.
Essa foi uma experiência muito legal, nós misturamos versos com imagens ficou uma coisa muito bem elaborada.
Fazer esse trabalho foi bom porque nós aprendemos sobre uma cultura diferente.Nós aprendemos que haikai não é só um texto de três versos mas tudo que se pode ver e sentir.
Fazer esse trabalho foi muito interessante. Aprendi muito, conheci a literatura de um outro país, pude expressar o que penso e sinto com palavras.
Esse trabalho sobre haikais foi muito legal de fazer,pois aprendi que haikai é uma palavra de origem japonesa que demonstra os nossos sentimentos e também foi muito divertido fazer.
Este trabalho foi uma forma de se livrar das mesmas tarefas de sempre, e fazer coisas diferenciadas e aumentar minha criatividade.
Este trabalho requer dedicação, capricho e calma. Eu acho que fazer um livro sobre haikais seria uma coisa bem legal com a professora e os alunos.
Eu gostei muito desse trabalho com o hai kai porque nos procuramos várias imagens no google e aprendemos a fazer hai kais e é muito legal fazer um hai kai.
Bom, o nosso trabalho com haikai foi muito legal e aprendemos a representar nossos sentimentos de uma forma diferente ,uma forma que qualquer pessoa que os ler vai poder representar e sentir da maneira que quiser , com risadas ou com lágrimas.Agradecimentos : aos colegas , a professora de português e também a professora da sala informatizada que nos ajudam sempre .
Foi muito divertido fazer esse trabalho pois podemos expressar todos os nossos sentimentos e alegrias seja ele qual for...
Gostei muito de trabalhar com os haikais, foi muito bom. Foi um trabalho diferente,trabalhamos com a professora Marluce Marlene ela é uma ótima professora uma das melhores que eu tive pois ela soube explicar o trabalho muito bem, aprendemos muita coisa.
Eu achei que os haikais foram uma experiência muito legal pois aprendemos um pouco sobre a cultura japonesa. Muitos haikais falavam sobre amor, e com a moldura e imagens ficou melhor ainda pois o haikai é o seu reflexo!
Os haikais ficaram ótimos, muito bons
e interessantes de se ler.
PARABÉNS ALUNOS DA TURMA 62
Apesar de eu não ter feito o haikai achei muito interessante ver o meus colegas fazendo o trabalho, ficou muito massa.
O nosso trabalho de HAIKAI foi legal e interessante ,aprendemos a fazer HAIKAI com três versos e com imagens.
O HAIKAI tem que ter sentido para o leitor que vai lê-lo.
Fazer o trabalho de haikai foi muito interessante nunca tinha feito, não sabia nem o que era haikai, foi muito legal, a professora Marluce me deu essa oportunidade de saber e fazer o haikai, aprendi também que haikai é uma palavra japonesa.
É muito interessante escrever Haikai por que expressamos nossos sentimentos e emoçãoes.Primeiro tivemos que criar na sala de aula nosso próprio Hikai, depois de ter feito isso viemos para a sala informatizada para passar para o computador os Haikais e escolhemos imagens de acordo com o que falava o Haikai.
O nosso trabalho de HAIKAI foi legal e interessante ,aprendemos a fazer HAIKAI com três versos e com imagens.
O HAIKAI tem que ter sentido para o leitor que vai lê-lo.
O trabalho com os HAIKAIS foi legal e muito interessante que nos permitiu juntar imagens com pequenas poesias de três versos, os haikais tem que ter sentido para o leitor porque a poesia é uma linguagem que não é objetiva e sim subjetiva, onde cada um entende do seu jeito. Todo o trabalho foi muito bom de se fazer, é fácil para todos que fazem.aercu
Esse trabalho com haikais foi legal porque a turma inteira colaborou com o trabalho e isso foi oque nos deixou interessados a fazer haikais.O poema é feito de três versos e 17 sílabas, e isso foi muito legal de se fazer.
Fazer esse trabalho foi muito gratificante, porque nunca ouvimos falar de haikai pesquisamos sobre, sabemos a origem, quando e onde foi criado. As turmas 61 e 62 fizeram esse trabalho e muitos usaram o tema amor, e tiveram pessoas que colocaram imagens iguais sem saber que outras pessoas colocaram, depois a professora Marluce mostrou os trabalhos pra cada turma e vimos as coincidências
e achamos legal.
Postar um comentário