Powered By Blogger

terça-feira, 17 de novembro de 2009

RÁDIO BRIGADEIRO

RÁDIO BRIGADEIRO
“O doce é cuidar do Campeche”

O projeto "Rádio Brigadeiro" visa, através da tecnologia de rádio, problematizar e discutir questões da vida escolar e da comunidade em geral que despertem o interesse dos alunos.

A Rádio Brigadeiro foi criada em 2006, neste ano, 2009, temos duas turmas envolvidas na produção dos programas para a Rádio Brigadeiro, são elas:
- Turma 83 em parceria com a Professora Nanci Rosa (Ciências).
- Turma do TOPAS em parceria com as Professoras Rosana Arruda (Articuladora do TOPAS) e Elis A. Ráu (Coordenadora da Sala Informatizada), e da Rádio Comunitária Campeche através dos profissionais Revero e Tomáz.
Para ouvir os programas da Rádio Brigadeiro acesse o site da nossa escola disponível em www.pmf.sc.gov.br/ebmbrigadeiro
Agora, para saber como tudo começou e para ouvir os programas da Rádio Brigadeiro dos outros anos (2006 - 2008), acesse o link abaixo:

DESCREVENDO MEU COLEGA

O trabalho "Descrevendo meu colega" da Professora Marluce (Português), visou apresentar aos alunos das Turmas 71 e 72 (7ª série) textos descritivos ou textos que apresentassem seqüências descritivas, para que os mesmos pudessem delimitar e compreender o formato desse tipo de texto e reconhecê-lo entre outros tipos de textos.

Este trabalho teve como objetivos:
Ler, compreender e interpretar textos descritivos.
Apresentar aos alunos as características que delimitam o texto descritivo.
Produzir um texto descritivo com base nas leituras e conceitos estudados.
Os alunos desenvolveram atividades de leitura, interpretação e análise vocabular, produção de uma descrição e confecção de imagem para compor a descrição.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

Este trabalho da Professora Gládis (Ciências) para as Turmas 53 e 54, teve como objetivos conhecer as diferentes relações que acontecem na natureza entre seres vivos da mesma espécie e entre seres vivos de espécies diferentes e refletir sobre a importância dessas relações para o equilíbrio da vida no nosso planeta.

Os seres vivos relacionam-se ou interagem uns com os outros de diversas maneiras. Essas relações podem ser benéficas ou prejudiciais para os indivíduos que delas participam, dependendo dos fatores e relações existentes. Elas podem existir entre indivíduos da mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes. As finalidades das interações entre os seres vivos podem ser resumidas em três aspectos:
- obtenção de energia e materiais necessários para a sobrevivência;
- ajuda mútua ou defesa;
- reprodução.

As relações entre seres vivos podem trazer vantagens para ambas as espécies ou apenas para uma delas. Elas podem ser classificadas em relações harmônicas (não há prejuízo para nenhuma das espécies envolvidas) e relações desarmônicas (há prejuízo para uma das espécies envolvidas). As relações harmônicas podem ser do tipo: sociedade, colônia, mutualismo, protocooperação, comensalismo e inquilinismo. Já as relações desarmônicas podem ser do tipo: parasitismo, predatismo, competição e canibalismo.

Neste trabalho de pesquisa escolar cada equipe realizou estudo de um tipo de relação entre os seres vivos (harmônica ou desarmônica), como também estudo das etapas de como organizar um trabalho de pesquisa escolar.

Finalizamos com a socialização dos trabalhos para as turmas.

ARTE DO BRASIL COLÔNIA ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX

A pesquisa proposta pela Professora Rosange (Artes) sobre "Arte do Brasil Colônia até o início do século XX", para as Turmas 71 e 72 (7ª Série) visou auxiliar a percepção dos alunos a respeito da importância da Arte na expressão de idéias e fatos. Salientando que não é o artista que é eterno, e sim sua obra, e através dela a história de sua época e de seu país é contada.

Esta pesquisa teve como objetivos:
  • Conhecer as obras de alguns pintores que retrataram a paisagem antiga do Brasil e fatos históricos por meio de cenas do cotidiano, retratos e naturezas-mortas.
  • Conhecer, um pouco, de como era a vida no Brasil Colônia e até o inicio do século XX; nos auxiliando a descobertas a respeito do nosso passado, na compreensão da história do Brasil, pois com a análise das obras podemos extrair um conteúdo importante e interessante.
As atividades iniciaram em sala de aula, onde foi comentada a chegada dos artistas estrangeiros ao Brasil Colônia, acompanhado por um texto entregue aos alunos. Estes se organizaram em duplas onde cada uma delas ficou responsável pela pesquisa de um artista e outras duas duplas ficaram responsáveis em pesquisar sobre: A Missão Artística Francesa e a Companhia das Índias Ocidentais.

Os artistas pesquisados foram: Frans Post, Albert Eckhout, Aleijadinho, Mestre Ataide, Thomas Ender, Antoine Taunay, Debret, Rugendas, Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Eliseu Visconti, Lasar Segall.

A pesquisa foi orientada de modo que os alunos buscassem informações a respeito da vida do artista e procurassem o maior número de obras possíveis onde o mesmo retrata o nosso país, dando assim grande ênfase para as obras.

Também foram trabalhados os temas da obra de arte, a arte com função de retratar a realidade e a presença do negro na formação da nossa sociedade.

Concluímos o trabalho com a socialização das pesquisas para a turma.

Veja abaixo um dos trabalhos realizados: