Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CONHECENDO ANIMAIS VERTEBRADOS SILVESTRES E EXÓTICOS

"Conhecer para preservar”... Essa frase simples traduz o sentimento de curiosidade que os seres humanos têm em relação aos animais e, em muitos casos, esse sentimento vai se transformando em cumplicidade à medida que conhecemos mais esses seres vivos. Esse conhecimento nos leva a compreender que assim como nós precisamos de condições adequadas para sobreviver, os demais animais também precisam. A escola é um dos espaços fundamentais para que esse conhecimento se traduza em reflexão e leve a ações que busquem a preservação de todas as espécies de seres vivos. Essa é a proposta da Professora Gládis para as Turmas 63 e 64 (6ª Série).

Este projeto tem como OBJETIVOS:
Conhecer aspectos biológicos, ecológicos e evolutivos da vida de animais pertencentes às classes dos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, ou seja, dos vertebrados;
Refletir sobre a importância desses animais para o equilíbrio da vida no nosso planeta; Desenvolver trabalhos escolares através de projetos cooperativos de aprendizagem na sala informatizada otimizando novas tecnologias como software OpenOffice Impress.

CONCEITOS E CONTEÚDOS TRABALHADOS:
- Classificação dos animais nas diferentes categorias de acordo com o sistema de nomenclatura de Linneu (século XVIII);

- Características Biológicas: anatomia - aspectos externos do corpo dos animais - como tamanho, peso, cobertura e coloração, membros anteriores e posteriores, outros...

- Características Fisiológicas: funções – aspectos internos do corpo dos animais – como tipo de respiração (pulmonar, branquial, cutânea ou ambas), com sentidos mais desenvolvidos (visão, audição, olfato, paladar, tato), como temperatura corporal (homeotérmico ou pecilotérmico);

- Características Reprodutivas: como tipo de reprodução (sexuada ou assexuada), fecundação (interna ou externa), se é vivíparo ou ovíparo;

- Características Ecológicas: habitat, nicho ecológico, hábito alimentar, distribuição geográfica (silvestre ou exótico), se está em risco de extinção e por quê;


- Características Evolutivas: como e em que época esses animais surgiram (quem eram seus antepassados);

- Curiosidades sobre os animais pesquisados.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- O trabalho de pesquisa dar-se-á pelo levantamento de aspectos da vida dos animais vertebrados: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes e pela elaboração de apresentação no software OpenOffice Impress de acordo com roteiro previamente conhecido.

- Cada equipe ficará responsável por três animais da classe que lhe coube por ocasião do sorteio. Destes três animais, um deverá pertencer a fauna brasileira e estar em risco de extinção;

a) O trabalho deverá ser apresentado em cerca de 12 slides obedecendo à ordem dos conceitos e conteúdos descritos no item 2. O 1° slide deverá apresentar o nome da classe animal e dos 3 representantes escolhidos pela equipe, bem como, o cabeçalho completo (canto superior esquerdo).

b) O 2° slide deverá trazer apenas uma classificação dos 3 animais com todas as categorias que forem comuns aos mesmos. As categorias em que os animais escolhidos se diferenciarem deverão ser colocadas também, bem como uma imagem e o nome científico e comum de cada animal.


c) Os demais slides deverão trazer todos os dados solicitados nos itens 2b, 2c, 2d, 2e, 2f, 2g para cada 1 dos 3 animais escolhidos pela equipe. É bem provável que cada animal utilize 2 a 3 slides para colocar todas as informações;

d) O último slide terá as referências bibliográficas consultadas: os sites e os livros e revistas.

e) O trabalho de pesquisa deverá ser socializado para a turma.


Veja abaixo um dos trabalhos:


ÁREA DE PRESERVAÇÃO: ILHA DO CAMPECHE

Os alunos do TOPAS, através da Professora Graziele (História), tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento e conteúdo sobre a ilha informando os leitores através de jogos. Trabalhou-se a História regional/local, a educação ambiental, o desenvolvimento e produção de textos, a produção artística como: desenhos, quadrinhos, produção de jogos, e também o desenvolvimento e a interação entre os alunos.

O grande objetivo foi criar um caderno didático com informações e jogos sobre aspectos históricos da Ilha do Campeche, bem como geográficos, arqueológicos e turísticos.

Os alunos produziram jogos no computador, criando um caderno que poderá ser impresso e publicado.

ALFABETO ILUSTRADO

Levando em consideração o bloco inicial de alfabetização, o primeiro contato da criança com a escrita propriamente dita e o mundo letrado que a cerca, o grande objetivo deste trabalho da Professora Lucinéa para a Turma 11 (1º Ano) foi buscar em seu meio palavras que use no dia a dia e inserir novas para que seu vocabulário se amplie, auxiliando desta maneira em seu aprendizado neste primeiro bloco dos nove anos.

Este trabalho teve como objetivos:
  • Ampliar vocabulário;
  • Identificar a letra e seu som (letra/fonema);
  • Aplicar regras ortográficas em sua escrita.
Trabalhamos com a leitura, a escrita (ortografia), a letra e o fonema.

Os alunos escreveram palavras e seus significados, para cada letra do alfabeto;


Procuraram na Internet figuras que ilustraram as palavras escritas.



Veja abaixo um dos trabalhos feitos pela Turma 11:




Finalizamos o trabalho com a socialização do mesmo para a turma.



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HAIKAI

A proposta de trabalho da Professora Marluce (Português) de compreensão do processo poético justifica-se pela necessidade de elaboração junto aos alunos das Turmas 61 e 62, de alguns conceitos que delimitam o gênero poema.

A presente proposta oportunizou aos alunos trabalharem:
Leitura, compreensão e interpretação de textos poéticos.
Verso, métrica, rima e estrofe.
Linguagem figurada.
A presença textual do “eu lírico”.
Subjetividade.
Escrita de textos poéticos (Haikais: poema de origem japonesa) e reescrita dos mesmos.

Objetivos:
  • Apresentar e caracterizar o gênero textual poema.
  • Explorar algumas nações básicas de subjetividade e “eu lírico”.
  • Proporcionar momentos de produção textual poética.
  • Formatar textos poéticos para mural com o auxílio da sala informatizada.
Para vocês alguns dos Haikais produzidos pelas Turmas 61 e 62:

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CANTIGAS DE RODA

A cultura do povo deve ser valorizada e transferida para as gerações novas para que não se perca no tempo. Utilizando as cantigas de roda a professora da Turma 23 (2° ano), Lucinéa, junto com a professora de Educação Física Mariana incentivaram a musicalidade e através dela deram continuidade ao processo de alfabetização. Trabalharam o folclore regional e a ortografia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Pesquisa de cantigas de roda com familiares.
Redigir (de memória) cantigas de roda previamente trabalhadas na sala de aula e na Educação Física. As cantigas trabalhadas foram: Ciranda; Terezinha de Jesus; A canoa; Atirei o pau no gato; O galo e a galinha.
Ilustração das catingas de roda no Tux Paint.
Socialização dos trabalhos.
Avaliação dos trabalhos no blog da sala informatizada.

OBJETIVOS:
  • Valorizar a cultura do município;
  • Resgatar as cantigas de roda;
  • Redigir cantigas de roda e ilustrá-las;
  • Aplicar regras de ortografia na escrita desse gênero textual;
  • Reconhecer o gênero textual e compará-lo aos outros.

Veja alguns dos trabalhos feitos por alunos da Turma 23: