Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PARTICIPANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA


A presente pesquisa da Professora Rosange Sena (Artes Plásticas) para os alunos da Turma 81 (8ª série), vem auxiliar a percepção dos mesmos a respeito da importância estética da Semana de Arte Moderna de 1922 e impulsionar o estudo a respeito do Movimento Modernista Brasileiro e da renovação estética.




Os objetivos dessa pesquisa foram:
  • Conhecer alguns artistas que participaram da Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922 e perceber o desejo de mudanças presente nas idéias e nos trabalhos de seus participantes.
  • Ter conhecimento de alguns fatos ocorridos na Semana de 22.
  • Reconhecer a Semana como marco simbólico do início do modernismo no Brasil.
As atividades foram iniciadas em sala de aula, com a explicação sobre o que foi a Semana de Arte Moderna, através de texto resumido sobre o assunto. Após as explicações necessárias a turma foi dividida em duplas e cada uma delas recebeu o nome de um dos principais participantes da Semana de 22 (Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Heitor Villa-Lobos, John Graz, Manuel Bandeira, Mario de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Wilhelm Haarberg, Zina Aita).

A pesquisa foi orientada de modo que os alunos buscassem informações a respeito da vida e da obra do artista bem como sua atuação na Semana e influência no cenário da arte brasileira.

No final da pesquisa houve a apresentação das mesmas para a turma e para as professoras.

Veja abaixo um dos trabalhos...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA DA LINGUA PORTUGUESA

Através deste trabalho elaborado pela Professora Aline (Português) para as Turmas 53 e 54 (5ª série), os alunos tiveram a oportunidade de saber mais sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa que está vigente desde 1º. de janeiro de 2009.
Este trabalho também teve como objetivo produzir, em grupo, um FOLDER para divulgar e informar sobre o novo acordo ortográfico.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Apresentação de um quadrinho sobre a reforma ortográfica;
- Escolha de um tema sobre a reforma ortográfica para cada dupla pesquisar;
- Pesquisa nos sites selecionados pela professora:
http://www.reformaortografica.com/
http://colunas.g1.com.br/portugues
- Sistematização das pesquisas no editor de texto;
- Explicação de como montar um folder no editor de texto (formatação, número de colunas, inserir figura, etc...);
- Produção de folder: a cada 3 duplas foi montado um folder para apresentar o que pesquisaram aos colegas. Cada grupo escolheu a formatação do seu folder (3 ou 2 colunas);
- Socialização das pesquisas e do folder criado pelas equipes;

Confira algumas produções (folder):

Parte externa (capa) do folder (1)
Parte interna do folder (1)
Parte externa (capa) do folder (2)
Parte interna do folder (2)
Parte externa (capa) do folder (3)
Parte interna do folder (3)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

NOMES DOS OBJETOS

Com o propósito na alfabetização este trabalho, da Professora Mirella para a Turma 12 (1º Ano), leva os alunos ao mundo letrado, pois promove a reflexão e a produção da escrita.

Foi objetivo desse trabalho indicar um objeto da sala, descrevendo-o oralmente. Após isto, escrever o nome do objeto (da sua casa ou da sala de aula), desenhá-lo e descrevê-lo.

Para desenvolver este trabalho na Sala Informatizada, os alunos utilizaram o editor de texto (BrOffice Writer) e um programa de desenho (Tux Paint).

Confira abaixo algumas produções...