Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de junho de 2009

COMPOSIÇÃO DE BIOGRAFIAS

A Professora Marluce (Português) apresentou e trabalhou com os alunos das Turmas 61 e 62 o gênero relatar, em especial os relatos: autobiografia, biografia e diário. Este trabalho teve como objetivos:
  • Apresentar e trabalhar o gênero relatar (Biografia).
  • Construção de mural para que os alunos sejam lidos.
  • Propiciar a relação autor-leitor.
  • Comparar o gênero relatar com outros gêneros, destacando sempre a diferença entre as estruturas.
Os alunos realizaram leituras de variados textos do gênero em questão. Através de um roteiro de entrevista coletaram dados para a produção da biografia. Reescreveram e ilustraram as biografias.

Veja abaixo alguns trabalhos:




domingo, 14 de junho de 2009

MEDIAÇÃO ATRAVÉS DE MONITORIAS NA SALA INFORMATIZADA

O projeto "Mediação através de monitorias na Sala Informatizada" visa possibilitar aos educandos participação ativa e construtiva na vida da escola, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, como também promover seu desenvolvimento por meio do exercício responsável do fazer, considerando-o como fonte de cooperação no processo de ensino aprendizagem.

O projeto de monitoria iniciou pela abertura de inscrições de alunos de 6ª a 8ª série do Ensino Fundamental interessados à vaga, após a explanação do projeto aos mesmos.

Os interessados foram selecionados pela equipe pedagógica e coordenadora da SI obedecendo os critérios estabelecidos no projeto de monitoria.
Foram disponibilizadas 20 vagas (10 para cada período). Cada aluno monitor se responsabilizou por um turno em determinado dia da semana.
O monitoramento acontece no horário oposto as aulas, com autorização dos pais. É de caráter voluntário, sem remuneração.

Os alunos monitores são:
Aline (Turma 71)
Andressa (Turma 63)
Barbara (Turma 71)
Bruno (Turma 71)
Hallison (Turma 62)
Jady (Turma 64)
Jéssica (Turma 81)
Luiz Gustavo (Turma 73)
Natália (Turma 63)
Otávio (Turma 62)
Raíssa (Turma 73)
Sabrine (Turma 64)
Veridiana (Turma 61)

Obrigada a todos os alunos monitores que fizeram o projeto acontecer e enriqueceram ainda mais os trabalhos na Sala Informatizada, principalmente aqueles que participaram de todo o processo...


ESTRUTURA ATÔMICA - RIVED

A Professora Nanci (Ciências) trabalhou com as Turmas 82 e 83 (8ª série) o conteúdo ESTRUTURA ATÔMICA, através de atividade no RIVED (disponível em www.rived.mec.gov.br).

A atividade teve como objetivo permitir aos alunos uma viagem na história do desenvolvimento da teoria atômica até os dias atuais levando os mesmos a interagirem com os experimentos realizados, testa-los e formular suas próprias conclusões.

Os conteúdos trabalhados foram:
A matéria e o átomo;
A história dos modelos atômicos;
Os principais cientistas envolvidos na criação dos modelos e suas experiências;
Visualização de utensílios utilizados no dia a dia dos alunos e suas relações com os modelos atômicos e a estrutura atômica.

REESCREVENDO HISTÓRIAS DE ZIRALDO

Este trabalho da Professora Edelaine visou propiciar e incentivar os alunos da Turma 32 (3º ano) a conhecerem algumas obras de Ziraldo e produzirem textos a partir dessas obras, bem como, dentro dos textos produzidos se “interarem” do uso correto da ortografia, acentuação e pontuação convencionais.

Iniciamos o trabalho com pesquisa sobre a biografia de Ziraldo disponível em http://www.ziraldo.com.br . Através dessa pesquisa os alunos produziram uma ficha bibliográfica sobre o autor.


Veja abaixo algumas produções dos alunos baseadas nas histórias originais do Ziraldo...