Os alunos criaram seus poemas a partir de temas de seu interesse e, com o auxílio do correio eletrônico tiveram a oportunidade de socializar seus poemas com alunos de outra turma, tornando o trabalho mais rico e significativo.
O desenvolvimento desse trabalho ocorreu da seguinte forma:
- escolha de livro na Biblioteca sobre o gênero poema;
- pesquisa na internet sobre as diferenças entre poema e poesia; as características da poesia, poema, elementos (versos, rimas, estrofes);
- leitura de poemas (sites pré-selecionados);
- sistematização das pesquisas;
- produção do poema;
- desenho ilustrativo no Tux Paint sobre o poema produzido;
- exemplificação do gênero correio eletrônico (estrutura do texto e-mail);
- criação de e-mail;
- enviar mensagem e seu poema para um aluno da outra turma (turma 42 enviou e-mail para turma 43 e vice-versa);
- abrir seu e-mail e responder o e-mail recebido.
O produto final desse trabalho foi o livro “Navegando em Poemas”, composto pelos poemas das Turmas 42 e 43.
Confira agora alguns dos poemas:
Fontes de pesquisa:
http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/poesia/estilopoetico.html
http://www.contandohistoria.com/destaquespoemas.htm
http://www.sitedeliteratura.com/autor.htm
http://www.secrel.com.br/jpoesia/infan01.html
http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/poema_e_poesia.htm
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/poesia/estilopoetico.html
http://www.contandohistoria.com/destaquespoemas.htm
http://www.sitedeliteratura.com/autor.htm
http://www.secrel.com.br/jpoesia/infan01.html