Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EU CONTO A HISTÓRIA

Diante da falta de interesse pela leitura e problemas de produção escrita observados na Turma 84 (TOPAS), o Projeto “Eu Conto a História”, desenvolvido pelas professoras Rosana (articuladora do projeto TOPAS) e Clélia (professora de Língua Portuguesa) visa levar o aluno a viajar e recriar uma história por ele já conhecida.

São objetivos deste trabalho:

Ler e recontar de forma diferente, contos, fábulas e clássicos da literatura infantil;

Construir pressuposições antecipadoras do sentido, da forma e da função do texto.

Confecção do livro “Eu Conto a História” (livro composto por: capa, folha de rosto, dedicatória, histórias...).

Estamos em fase de conclusão das histórias e iniciando as dedicatórias.

AS LENDAS MITOLÓGICAS FAZEM PARTE DO NOSSO DIA-A-DIA

Este projeto da professora Aline de Língua Portuguesa para a Turma 63 (6ª série), tem como objetivos pesquisar as lendas gregas e romanas que trouxeram expressões utilizadas no cotidiano e outras atividades desta cultura, como os jogos olímpicos. Trabalhar o gênero textual lendas, tanto clássicas, como orais e conhecer expressões que são utilizadas pelas pessoas e que vêm dessas lendas míticas.

As pesquisas serão sobre lendas, mitos, heróis, deuses e semideuses da literatura greco-romana.

Através dos sites principais (citados abaixo), os alunos farão a pesquisa sistematizando-a em modelo de apresentação eletrônica (BrOffice Impress).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_antiga#Jogos_Ol.C3.ADmpicos
deuses, semideuses e heróis, mitos, lendas e entidades.

Aguardem... estamos em fase de pesquisa.

CONHECENDO OUTRAS PERSONALIDADES

Através desse trabalho realizado pela professora Aline, disciplina de Língua Portuguesa, os alunos das Turmas 72 e 73 (7ª série) terão a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e a obra de importantes escritores brasileiros. Assim, o projeto visa trabalhar o conceito de pesquisa sobre biografia de autores brasileiros, realizar um seminário para a socialização das obras encontradas e, consequentemente, conhecer as obras respectivas.

Na sala de aula, a turma será separada em duplas e cada uma receberá o nome do autor para pesquisar, juntamente com o site respectivo.

Na sala informatizada, as duplas realizarão a pesquisa sobre o autor, sistematizando-a em modelo de apresentação eletrônica (BrOffice Impress), segundo este roteiro:
nome do autor;

quando e onde nasceu (e se for o caso, informar a data de falecimento);

para qual público escreve;

o que mais gosta de fazer ou escrever;

citar as 5 últimas obras publicadas;

selecionar e mostrar uma obra do autor (poesia, conto, crônica).

Sites pré selecionados pela professora Aline:
Site principal: http://www.releituras.com/index.asp

1- Ana Maria Machado: http://www.anamariamachado.com/home.php
2- Carlos Drummond de Andrade: http://www.culturabrasil.pro.br/cda.htm
3- Vinícius de Moraes: http://www.viniciusdemoraes.com.br/
4- Roseana Murray: http://www.roseanamurray.com/index.asp
5- Manoel de Barros: http://www.releituras.com/manoeldebarros_menu.asp
6- Cecília Meireles: http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp
7- Tatiana Belinky: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatiana_Belinky
8- Carlos Heitor Cony: http://www.carlosheitorcony.com.br/default.asp
9-Machado de Assis: http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp
10- Moacyr Scliar: http://www.releituras.com/mscliar_bio.asp
11- Lygia Fagundes Telles: http://www.releituras.com/lftelles_bio.asp
12- Luís Fernando Veríssimo: http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp
13- Chico Buarque: http://www.chicobuarque.com.br/ e http://www.paralerepensar.com.br/chicobuarque.htm
14- Marina Colasanti: http://www.releituras.com/mcolasanti_menu.asp

Este trabalho foi concluídos.
Aguardem novas postagens...

CONHECENDO UM POUCO MAIS DA ILHA

Pretende-se com este projeto que está sendo realizado com as Turmas 31 e 33 (3ª série) da professora Edelaine, conhecer mais a fundo os principais pontos históricos e culturais da Ilha de Santa Catarina.


Os pontos históricos em questão são: Catedral Metropolitana; Mercado Público; Alfândega; Capela de São Sebastião do Campeche; Igreja Nossa Senhora da Lapa (Freguesia do Ribeirão); Fortalezas: Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, Anhatomirim, São José da Ponta Grossa, Santo Antônio; Fortes: Santa Bárbara, Santana; Museu Palácio Cruz e Sousa.

Realizaremos pesquisas na internet, dos pontos históricos de Florianópolis acima citados, nos sites pré selecionados abaixo:

GERAL para todos os Pontos Históricos
http://www.pmf.sc.gov.br/
clicar em: guia turístico – patrimônio histórico – área central e depois no ponto turístico desejado.
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/index.php3


CATEDRAL
http://cat.arquifloripa.org.br/paghistoria1.htm
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=50
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/catedral.php3

CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO DO CAMPECHE
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=44
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/igrejacampeche.php3

ALFANDEGA
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=38
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/alfandega.php3

MERCADO PÚBLICO
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=67
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/mercado.php3

MUSEU PALÁCIO CRUZ E SOUSA
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=69
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/cruz.php3

FORTALEZAS
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/fortes/index.php3
http://www.fortalezas.ufsc.br/
Fortaleza de Anhatomirim
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=56
Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição – Araçatuba
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=55
Fortaleza de Santo Antônio
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=57
Fortaleza São José da Ponta Grossa
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=58
Forte Santa Bárbara
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=59
Forte Santana
http://www.florianopolischannel.com.br/conteudo/?id=60

ORIGENS DO FUTEBOL

Este trabalho foi desenvolvido pelo professor Mateus de Educação Física, junto aos alunos do TOPAS, Turma 84. Teve como objetivos oportunizar aos alunos do Topas, discutir e confeccionar uma apresentação no computador e também trabalhar na apresentação as origens do futebol, estudadas nas aulas de Educação Física.

As pesquisas foram sobre as origens do futebol no: Brasil, China Antiga, Grécia, Idade Média, Inglaterra e Japão Antigo.

Confira uma das produções!!!






A CULINÁRIA E O PROCESSO HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Vários aspectos da formação histórico-social e cultural de um povo estão refletidos na forma como ele escolhe e faz seu alimento, ou seja, na sua culinária. No Brasil, a variedade de alimentos e de formas de preparo deixa evidente as influências que a cultura brasileira recebeu desde os hábitos dos nativos até os novos costumes trazidos por europeus e africanos. Como resultado, o Brasil tem hoje uma culinária muito rica e diversificada. Muitos dos pratos incorporados à dieta do brasileiro e presentes no dia-a-dia têm uma história bastante interessante e que remete a um passado mais remoto do que parece.

Assim, para descobrirmos um pouco do Brasil, vamos fazer uma “viagem” pelas regiões brasileiras, pesquisando sobre a culinária e os alimentos típicos de cada local, bem como descobrir as origens de cada ingrediente que os compõem. Esta é a proposta de trabalho para as Turmas 61 e 62 (6ª série), da professora Maria Isolete, Geografia, que serão socializados através da wiki: http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbwiki.com/

Roteiro para a pesquisa:
1. Estudo das origens dos alimentos e geográficos do prato selecionado:
a) Nome do prato;
b) Receita;
c) Origem dos ingredientes e das técnicas de preparo;
d) País de origem e história do alimento;
e) Como ocorreu a disseminação desse alimento entre a população.

2. Formas de obtenção da matéria-prima:
a) Processo de industrialização do preparo dos alimentos.

3. Mapeando os lugares:
a) Local da matéria-prima;
b) Local da indústria;
c) Regiões consumidoras;
d) Tabelas de preços do produto.

As pesquisas estão sendo realizadas na internet e nos livros:

BERLAND, Gisela Tomanik. Um tico-tico no fubá: sabores da nossa história. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

O grande livro do Folclore. Carlos Felipe de Melo Marques Horta (Coord.). Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000.

Já estamos postando alguns trabalhos, para visualizá-los acessem o link da Wiki acima...

DESCOBRINDO O UNIVERSO

Para muitos, o Universo é algo fascinante, talvez pela sua magnitude ou por ser inatingível para a maior parte da população. Devemos então, dar oportunidade aos alunos de descobrir esse Universo, através das pesquisas que estão sendo feitas ao longo da história. Por isso, a Professora Isolete, disciplina de Geografia, resolveu trabalhar esse assunto com as Turmas 51 e 52 (5ª série).

O presente projeto tem como objetivos:

Entender as teorias que explicam a origem do universo;

Conhecer os astros identificados no Universo e entender as distâncias que os separam;

Esquematizar e relatar suas descobertas;

Criar Blog de cada turma para socializar o projeto com toda comunidade escolar;

Estamos finalizando as pesquisas e iniciando as postagens nos blogs das Turmas 51 e 52... Confiram!!!
Turma 51: http://ebmbrigadeiro-turma51.blogspot.com/

Turma 52: http://ebmbrigadeiro-turma52.blogspot.com/