Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de junho de 2008

REINO ANIMAL


Torna-se necessário, de acordo com a grade curricular das turmas 32 e 34 (3ª série), estudarmos seres vivos e sua classificação em reinos. Escolhemos o reino animal por constituir o maior grupo, bem como, o mais importante, por estarmos nele incluídos.
Para conhecer os principais animais que vivem em nosso planeta vamos estudá-los em 10 grupos menores: Mamíferos; Aves; Répteis; Anfíbios; Peixes; Equinodermos; Moluscos; Anelídeos, Nematelmintos e Platelmintos; Celenterados; Poríferos.
Através de pesquisas na internet e na biblioteca os alunos identificarão as características dos principais grupos de animais que vivem em nosso planeta. As características a serem pesquisadas são: corpo (cobertura); respiração; locomoção; esqueleto; alimentação; reprodução; relação com o ambiente; classificação.
As pesquisas serão sistematizadas em sala de aula.
Na sala informatizada os alunos, além das pesquisas, irão produzir texto informativo no Word Processor e montar uma apresentação do trabalho concluído no Presentation.
Aguardem... estamos em processo de pesquisa.

domingo, 15 de junho de 2008

FOLCLORE


Resgatar a importância do folclore através da exploração de diferentes textos (cantigas, parlendas, lendas, trava-línguas, adivinhas) de tradição oral e manifestação de nossa cultura é o objetivo principal do projeto “Folclore”, que foi realizado com a turma 12 (1º Ano), da Professora Vera.

O relato e imagens desse projeto estão disponíveis no site da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes
http://www.pmf.sc.gov.br/ebmbrigadeiro/projetos/projetos_2008/folclore.html

PLURALIDADE CULTURAL: COMBATENDO A DISCRIMINAÇÃO

O projeto cooperativo de aprendizagem “Pluralidade Cultural: Combatendo a Discriminação”, realizado com a Turma 21 (2º Ano) da Professora Vera, teve como objetivo primordial conhecer as diversas influências étnicas na formação cultural brasileira, adotando uma postura de respeito e valorização para com esses grupos.

"A boneca Menina Bonita do Laço de Fita"

Visualize o passo-a-passo desse maravilhoso projeto, postado no site da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, acessando o link abaixo:
http://www.pmf.sc.gov.br/ebmbrigadeiro/projetos/projetos_2008/pluralidade_cultural.html

SUA IDENTIDADE


A atividade “Sua Identidade” foi realizada com a turma 23 (2º ano) da Professora Luciane. Teve como objetivo auxiliar os alunos no processo de alfabetização. Para esta atividade utilizamos oito aulas e os aplicativos Word Processor (texto) e Tux Paint (desenho).
As atividades realizadas foram:
- Escrita do seu nome completo;
- A partir da identificação das letras do seu nome formar: palavras, frases, textos;
- Produzir desenho ilustrando suas palavras, frases ou texto.

Utilizamos sites com jogos de alfabetização para auxiliar na aprendizagem.

O USO DO CORREIO ELETRÔNICO NA DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Este projeto foi realizado com as turmas 53 e 54 (5ª série) em parceria entre a Professora Gládis, Ciências, e a coordenadora da sala informatizada.
Pesquisar e divulgar aspectos do Conhecimento Científico – Invenções criadas nos últimos V séculos – através do uso das novas tecnologias foi um dos objetivos do projeto. As atividades realizadas foram:
Pesquisa em sites (previamente selecionados pela professora e coordenadora da SI) buscando dados a respeito de invenções conforme roteiro entregue pela professora:
Inventor;
Data da invenção;
Características do invento original;
Curiosidades.

Sistematização dos resultados da pesquisa no editor de texto Word Processor (produção de texto com as informações do roteiro).

Criação de correio eletrônico (e-mail) por cada dupla de alunos utilizando o yahoo.

Socialização dos resultados da pesquisa: enviar o texto produzido através do correio eletrônico - turma 53 envia seus resultados para a turma 54 e vice-versa.

Elaboração de uma linha do tempo: os resultados da pesquisa de cada dupla, foram socializados através da confecção de uma linha do tempo coletiva onde cada dupla apresentou para a sua turma, os resultados obtidos tanto da sua pesquisa como os recebidos por e-mail da outra turma.

Os inventos pesquisados foram: Automóvel; Avião; Balão de ar quente; Balão a gás; Bicicleta; Computador; Elevador; Fotografia; Helicóptero; Lâmpada; Laser; Máquina de escrever; Microscópio; Motocicleta; Motor a jato; Motor a vapor; Radar; Refrigerador; Telefone; Telégrafo; Televisão e Saxofone.

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO BLOG!!!


“As crianças e os jovens que têm a oportunidade de vivenciarem uma proposta pedagógica que procura incorporar ao ambiente escolar as tecnologias do seu tempo e que são estimuladas a desvendá-las, certamente, se tornarão pessoas mais exigentes e críticas. Não apenas, em relação à mídia, mas principalmente ao tipo de sociedade que ajudarão a construir.” (Marilena Rescala)

O presente Blog visa socializar as atividades pedagógicas desenvolvidas em cooperação com a Sala Informatizada da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, bem como, ser um espaço para reflexão sobre as TICs e suas múltiplas possibilidades para a melhoria dos ambientes e das metodologias de ensino e das estratégias de aprendizagem.